Geral

Istambul

Líderes mundiais condenam atentado contra a Turquia

Itamaraty divulgou nota repudiando "qualquer forma de terrorismo" após ataque ao Aeroporto de Atatürk

O Ministério das Relações Exteriores condenou, em nota divulgada no início da noite desta terça-feira, o atentado que provocou a morte de mais de 30 pessoas no Aeroporto de Ataturk, em Istambul, Turquia. Três homens-bomba teriam provocado o ataque. Outras 147 pessoas ficaram feridas no ataque.

Leia mais
EUA haviam alertado sobre risco de viagens à Turquia
Aeroporto de Istambul é um dos mais protegidos do mundo
Estado Islâmico reivindica autoria de ataque à boate gay em Orlando

No comunicado, o Itamaraty transmite "suas sinceras condolências aos familiares das vítimas, assim como sua solidariedade ao povo e ao governo da Turquia, e reitera seu firme repúdio a qualquer forma de terrorismo".

O órgão também informou que o Consulado-Geral do Brasil em Istambul acompanha de perto a situação e diz que não há, até o momento, registro de brasileiros entre as vítimas.

Em um comunicado divulgado à imprensa, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, repudiou o atentado.

– Espero, sinceramente, que o ataque visando ao Aeroporto de Ataturk seja um ponto de virada na luta de todo o planeta contra as organizações terroristas, afirmou.

Em entrevista coletiva no primeiro dia da cúpula europeia em Bruxelas, o presidente francês, François Hollande, condenou "duramente" o que chamou de "ato abominável".

– Quero condenar duramente esse ataque. Esses atos terroristas que acontecem depois de outros têm como consequência deixar a situação ainda mais difícil na Turquia – declarou.

O premiê francês, Manuel Valls, demonstrou seu repudio através de sua conta oficial no Twitter. "Horrorizado com o atentado bárbaro no aeroporto de #Istambul. A França com os turcos contra o terrorismo", tuitou.

Washington condenou o "atroz" atentado e prometeu seu "firme" apoio à Turquia. "O aeroporto internacional Ataturk, como o aeroporto de Bruxelas que foi atacado anteriormente este ano, é um símbolo das conexões internacionais e dos laços que nos unem", afirmou o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, em uma nota.

O porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Mark Toner, disse que "estes ataques apenas fortalecem nossa determinação de trabalhar com o governo da Turquia para enfrentar o terrorismo e apoiar, em toda a região, os que trabalham para promover a paz e a reconciliação".

– O mundo está horrorizado – afirmou o candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump. – A ameaça terrorista nunca foi tão grande.

A candidata democrata, Hillary Clinton, avaliou que "todos os americanos devem se mostrar solidários ao povo turco diante desta campanha de ódio e violência".

– Devemos aprofundar nossa cooperação com os aliados e sócios do Oriente Médio e Europa para enfrentar esta ameaça.

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, "condenou o ataque terrorista" e expressou "sua profunda solidariedade e condolências" às famílias das vítimas e ao governo turco.

O Aeroporto de Atatürk é o terceiro mais movimentado da Europa e o maior da Turquia, alvo frequente de ataques, principalmente de separatistas curdos. Com 26 milhões de pessoas, os curdos são a maior etnia sem Estado próprio em todo o mundo.


GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Futebol da Gaúcha

17:45 - 20:30