Desde o início da manhã, centenas de pessoas fazem fila em diversas cidades do Estado para participar do EmpregarRS, evento que ocorre desde as 9h desta sexta-feira e oferece 3,3 mil vagas em empresas de 77 municípios gaúchos.
Realizado pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), o mutirão tem como objetivo aproximar empresas que necessitam contratar profissionais e trabalhadores que buscam uma oportunidade de emprego.
Foi com este objetivo que a desempregada Milda Joisse Nunes, 64 anos, acordou cedo para garantir um dos primeiros lugares na fila. Chegando às 6h15min no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, no centro de Porto Alegre, ela foi em busca de uma vaga como promotora de vendas, cargo que deseja desde que largou o último emprego, há três meses.
– Tentei abrir uma empresa própria, mas tive problemas com minha sócia, e acabei sozinha. Então desisti do projeto, e agora estou procurando uma nova oportunidade – conta Milda.
Com um currículo que inclui cursos de artesã e até de cabeleireira, a desempregada não deixou de produzir nem mesmo enquanto aguardava para ser atendida. Aproveitou as horas de espera na fila para tricotar roupas para cachorros, o que vende todos os domingos em uma feira para complementar a renda mensal da família.
– Sou como uma bola: rolo em qualquer solo. Já trabalhei em muitas coisas, como fotografia, promotora de vendas e artesã – resumiu.
Leia mais:
Mutirão do emprego oferece vagas em Santa Maria
Feira de empregos reúne centenas desde a madrugada no Sine Caxias
Desemprego chega a 10,9% e atinge 11 milhões de pessoas no primeiro trimestre de 2016, diz IBGE
Duas filas – uma de indicados pelo Sine, que tinha a preferência do atendimento, e outra de desempregados que foram ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia por conta – davam a volta na quadra.
Raimundo Lopes Toledo, 25 anos, veio de Viamão e chegou por volta das 7h. Ele não tinha indicação do Sine e aguardou três horas para fazer o cadastro. Saiu com a garantia de ser contratado como garagista, após já ter trabalhado como pedreiro e fazer bicos em outras áreas.
– Valeu a pena sair cedo de Viamão. Consegui a vaga que eu queria e com ela garanto o sustento da casa, da minha filha de quatro anos e do meu filho, que nasce na segunda-feira – conta, orgulhoso.
Já William Barbosa, 24 anos, masseiro que estava desempregado desde abril, tem planos mais ambiciosos. Com o dinheiro que receberá como auxiliar de limpeza, o jovem pretende concluir a obra da casa que está construindo sozinho. Além disso, sob o olhar da cunhada, fez a promessa:
– Se der tudo certo, ano que vem eu me caso.
SERVIÇO
O mutirão ocorre até as 16h, com seleções e entrevistas. Para se candidatar a uma vaga de trabalho, basta comparecer ao local de realização do EmpregarRS em seu município, com a Carteira de Trabalho.
Em Porto Alegre, o EmpregarRS ocorre no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS (Rua Coronel Vicente, 281). As vagas e os locais nos outros municípios podem ser consultados no site da FGTAS: www.fgtas.rs.gov.br.
Os municípios com o maior número de vagas são: Porto Alegre (498), Santa Rosa (417), Novo Hamburgo (330), Rio Grande (185), Alvorada (141) e Cachoeirinha (128).
Atenção: nas cidades participantes do EmpregarRS, haverá atendimento exclusivo de intermediação de mão de obra, ou seja, não serão prestados os serviços de encaminhamento de seguro-desemprego e de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).