A emissão de carteiras de trabalho será retomada parcialmente nesta terça-feira (14) em agências da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS/Sine) do Rio Grande do Sul. O serviço havia sido interrompido para a implantação de um novo sistema, o que causou instabilidade em todo o país.
As agências FGTAS/Sine de 171 municípios estão na terceira fase de implantação do sistema online de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e retomarão o atendimento ao público a partir do dia 22 de junho. A implantação foi determinada pelo Ministério do Trabalho.
Já os serviços de intermediação de mão de obra e encaminhamento de seguro-desemprego são prestados normalmente nas agências da Fundação, bem como a retirada de carteiras de trabalho solicitadas até o final do mês de abril. O novo modelo deve agilizar a coleta de dados e a realização de fotografia na hora do atendimento.
O encaminhamento da carteira de trabalho era realizado através da inserção offline dos dados dos trabalhadores. Agora, o serviço passa a ser feito pela internet, com verificação e validação de dados no momento do atendimento. O prazo para entrega da carteira é de até 15 dias.