Esta semana será decisiva para os apaixonados. O próximo domingo será Dia dos Namorados, e a missão de garantir um presente que alcance o coração da pessoa amada – ou que seja entendido como materialização do sentimento – nem sempre é fácil. Ainda mais em tempos de crise. Mas a expectativa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Sindilojas Porto Alegre é boa: a data deve movimentar R$ 70 milhões no comércio da Capital.
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– O Dia dos Namorados está se consolidando a terceira data mais importante (atrás do Natal e Dia das Mães) _ explica o presidente da CDL Poa, Alcides Debus.
Numa circulada pelo Centro da Capital, gôndolas e vitrines estão cheias de opções de presentes. Na loja onde Adriana Gomes é subgerente, no Centro, um coração de chocolate custa a partir de R$ 13,90. As cestas de guloseimas saem a partir de R$ 39,99, almofadas com declaração de amor por R$ 29,90 e uma infinidade de bichos de pelúcia, a partir de R$ 41. Na percepção dela, o movimento de namorados é maior do que filhos em busca de lembranças no Dia das Mães.
– Tem opções para todos os bolsos, para ninguém deixar de dar presente _ anuncia Adriana.
Preferência
De acordo com a pesquisa encomendada pela CDL Poa e Sindilojas Porto Alegre, roupas aparecem no topo da lista de preferências dos namorados, seguidas por artigos de perfumaria ou maquiagem, acessórios, calçados e eletrodomésticos e eletrônicos. No comércio, é possível encontrar blusão feminino por R$ 49, bota feminina por R$ 99, sapato masculino por R$ 79,90, moletom masculino por R$ 99.
Efeito surpresa
Abraçados na Rua da Praia, o casal Caroline Farias, 22 anos, e Matheus Guntzel, 27 anos, concordou que é preciso existir uma data para celebrar o amor. Juntos há três anos, eles fazem suspense sobre as escolhas que vão fazer para presentear um ao outro.
– Sempre foi uma surpresa – explica a manicure, que às vezes recorre ao cheque presente porque a tarefa de agradar o promotor de vendas não é fácil.
Matheus diz que, conforme a data se aproxima, a amada começa a dar indiretas sobre o que gostaria de ganhar.
– Ela está se comportando, então vai ganhar um presente – diverte-se Matheus.
Primeiro dia 12 de junho
Já o programador Luiz Felipe Faccioli, 29 anos, e a psicóloga Júlia Chiaradia, 28 anos, vão comemorar o primeiro Dia dos Namorados. A intenção é passar a data na praia.
Embora não tenham em mente um presente específico, adiantam que o romantismo faz bem:
– É uma das datas do ano em que mais se demonstra carinho, envolve romantismo. Uma surpresa cai bem – diz Luiz Felipe.
O próximo sábado, conforme Alcides Debus, deve ser de bastante movimento nas lojas de rua e shoppings.
– A gente torce também para que o frio continue.
Elas gostam é de rosas
Lúcia Pesca, colunista do Diário Gaúcho, sugere que o casal fique atento aos comentários um do outro a fim de buscar dicas de presente que vão agradar em cheio a alma gêmea. Outra dica, aí para o público masculino: não deixar de investir no romantismo:
– Não precisa gastar muito dinheiro, comprar rosas importadas, mas as mulheres amam ganhar flores – destaca.
Florista na Otávio Rocha, no Centro, há mais de duas décadas, João Carlos Ramos dos Santos, 59 anos, está animado com a proximidade da data máxima dos apaixonados. Para o evento, encomendou 2,5 mil rosas vermelhas. A expectativa é que o próximo sábado, véspera do Dia dos Namorados, seja um dia de muito trabalho.
Na pesquisa realizada pela CDL e Sindilojas, as flores aparecem como complemento ao presente para 14% dos entrevistados, seguidas de chocolate (5,2%) e jantar (6,3%).
Intenções dos apaixonados
Roupas (31%)
Artigos de perfumaria ou maquiagem (16%)
Acessórios (13%)
Calçados (9%)
Eletrodomésticos e eletrônicos (7%)
O valor médio gasto no presente ficará em torno de R$ 180.
73% dos entrevistados pretendem pesquisar preços em lojas físicas.
52% deverão comprar em lojas de rua e 40% em shoppings.
52% deixarão para adquirir o regalo nos últimos sete dias que antecedem a data.
67% planeja pagar à vista em dinheiro, 22,5% vão pagar no cartão de crédito parcelado, 4,9% vão pagar à vista em cartão de débito e 3,5% no cartão de crédito em parcela única.
O levantamento foi realizado pela Zooma Consumer Experience, entre os dias 18 e 29 de abril.