O posto do Centro de Valorização à Vida (CVV) de Santa Maria vai passar a ser, a partir de julho, o maior posto do Brasil em número de voluntários. A cidade é a que tem o maior número de voluntários no Estado - não é a primeira do Brasil porque municípios maiores, como São Paulo e Rio de Janeiro, têm mais de um posto.
O Rio Grande do Sul tem grande mobilização e é o único estado onde as ligações são completamente gratuitas. Quem precisa de ajuda emocional pode ligar a qualquer horário para o número 188. A ajuda do CVV é destinada a todo mundo, sem julgamento, como explica um dos fundadores do núcleo em Santa Maria, Jorge Brandão:
"Todas as pessoas que quiserem compartilhar seus sentimentos podem nos ligar. Nós prestamos um apoio emocional, não psicológico. Não é um trabalho profissional. São pessoas, voluntários que foram preparados para fazer esta escuta amorosa, de forma respeitosa, e sem nenhum preconceito. Todos os assuntos são pertinentes ao CVV. Sendo importante para a pessoa que está ligando, é importante para nós", explica Brandão.
O CVV em Santa Maria recebe cerca de mil ligações por mês, o que dá uma média de mais de 30 por dia. Cada um tem liberdade de escolher sobre o que quer falar ou desabafar e determina o tempo da ligação: pode ser 15 minutos ou duas horas, por exemplo.
Três voluntários ministram o curso para quem quiser começar a trabalhar e a ajudar. São doze encontros, cada um com três horas e meia de duração. No dia 2 de julho, mais uma turma se forma, elevando o número de voluntários para cerca de 70. O posto do CVV fica na Estação Rodoviária de Santa Maria.