A 9ª Coordenadoria Regional de Saúde (9ª CRS) confirmou na manhã desta quarta-feira (29) uma morte por Gripe A no município de Tupanciretã, na Região Central.
De acordo com o secretário de Saúde, Ezequiel Cella, a vítima foi um homem de 55 anos, hipertenso - ou seja, dentro dos grupos de risco -, estava internado no Hospital de Caridade de Santiago (HCS) e morreu no último sábado (25).
Cella aponta que a vítima vivia na Zona Rural e, conforme relato de familiares, não se vacinou porque não achou necessário. A Secretaria de Saúde reitera a necessidade de, tão logo surgirem sintomas, buscar tratamento médico. A vítima, nesse caso, ficou internada por cinco dias, quando a situação já era grave, até morrer.
"A prefeita está investindo esforços no sentido de atender da melhor forma possível. Ainda, não há casos suspeitos de Gripe A no município hoje. O caso desse senhor de 55 anos foi um caso isolado", diz.
Na Região Central, já são 16 mortes por Gripe A desde o início de 2016 (cinco em Santa Maria; cinco em São Gabriel; quatro em Cachoeira do Sul; uma em São João do Polêsine; e uma em Tupanciretã).
Conforme o último boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES), divulgado na última sexta (24), o Estado registrou 143 mortes no Estado, sendo 135 por H1N1 e oito por influenza.