Cerca de 10 cães foram encontrados mortos entre quarta-feira, dia 15, e quinta-feira, dia 16, na cidade de Bom Jesus, na serra gaúcha. A maioria dos animais era de rua e todos são do Bairro Fátima. Moradores suspeitam que os animais tenham sido envenenados, porque espumavam muito.
De acordo com a presidente da ONG Patas Brancas, Claudia Gomes Correa, as denúncias começaram a chegar por volta das 7h.
– Um dos moradores me contou que acordou pela manhã e o cachorrinho estava passando mal. Em menos de meia hora ele começou a vomitar e espumar bastante. Logo depois, o animal estava morto – relata.
Leia mais
Cachorro é encontrado com facão cravado na cabeça em Estância Velha
"Fiquei ajoelhada no chão com ele", diz dona de cachorro encontrado com facão cravado na cabeça
36 bichos por pessoa: essa é a média entre os acumuladores de animais da Capital
Claudia diz que o cão era de porte pequeno e que estava amarrado dentro do pátio da tutora. Segundo ela, quatro animais mortos tinham dono.
– A proprietária do cachorrinho ficou muito abalada com a situação. Não é a primeira vez que isso acontece. O problema é que ninguém toma providências – salienta.
A defensora dos animais queixa-se da falta de um controle de zoonose no município. Ela explica que as pessoas acumulam muito animais no bairro, e que grande parte deles fica na rua.
– Quando tivemos aquela matança de animais na cidade disseram que iam tomar providências para que isso não acontecesse mais. O caso foi esquecido, não fizeram nada. Agora, tudo está se repetindo – reclama.
O caso foi registrado na Polícia Civil, que vai investigar.
Em 2014, mais de 120 cães e gatos foram mortos em Bom Jesus e quatro funcionários da prefeitura foram indiciados pela polícia por maus-tratos contra animais e associação criminosa.