Um público de 100 mil devotos compareceu ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, nesta quinta-feira, primeiro dia da 137ª romaria dedicada à santa. O número é maior que a metade esperada pela reitoria para os três dias: 140 mil pessoas. Segundo a Brigada Militar, 330 fiéis chegavam à Esplanada do Santuário por minuto durante a manhã. O fluxo de carros na Estrada dos Romeiros também foi intenso: cerca de 145 veículos por minuto. A romaria ainda é impulsionada pelo feriado de Corpus Christi, que neste ano é lembrado na mesma data.
Leia mais
Veja como foi a movimentação no primeiro dia da romaria
Três imagens de Caravaggio abençoam fiéis na romaria deste ano
Missas, transporte e alimentação: saiba tudo sobre a romaria
Romaria une histórias de quem pede e agradece por emprego
Saiba o que abre e o que fecha neste feriadão
A exemplo de outros anos, a movimentação de romeiros vindos de Caxias do Sul começou cedo, antes mesmo do amanhecer. Por volta das 6h, centenas de pessoas já caminhavam por uma rua lateral à ERS-122, nas proximidades do Shopping Iguatemi e da Cassol. Cones foram colocados ao longo da rodovia para delimitar a área em que os devotos podiam caminhar.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Já no Santuário, o ponto alto foi a missa campal das 10h30min. Uma multidão se aglomerou na Esplanada para ouvir o sermão do bispo Dom Alessandro Ruffinoni, que lembrou a importância da família.
– O primeiro hospital é a família. Depois, pode ter ajuda da sociedade e do governo. A família é o melhor lar para os idosos. É a primeira escola da misericórdia. Ali aprende-se a amar, ser amado, perdoar e ser perdoado – pregou.
O governador do Estado, José Ivo Satori (PMDB), os prefeitos de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho (PDT), e de Farroupilha, Claiton Gonçalves (PDT), além de outras autoridades, também acompanharam a celebração. Até as 18h ocorrerão missas de hora em hora. A programação se repete no sábado e no domingo, com início às 6h.