Em um exercício de imaginação, com base em declarações recentes, ZH projetou como seriam os showmícios de Dilma Rousseff e de Michel Temer em caso de confirmação do impeachment ou de vitória do governo: quem seriam os músicos, atores, apresentadores e celebridades nos atos promovidos por cada um dos lados?
Em caso de vitória de Temer, o apoio da classe artística provavelmente viria muito mais pela queda do atual governo do que pela ascensão do peemedebista – ainda que favoráveis à saída da presidente Dilma Rousseff, a maioria dos nomes não é exatamente defensora do vice-presidente e de seus aliados. Com apresentação dos humoristas Marcelo Madureira, ex-Casseta e Planeta e atual colunista político, e Danilo Gentili, apresentador do talkshow The Noite, do SBT, o evento teria como principais atrações os shows de duas das maiores vozes contra o governo: o verborrágico Lobão e Roger Moreira, líder do Ultraje a Rigor.
Figura simbólica da luta pelas eleições diretas, Fafá de Belém provavelmente não toparia subir ao palco com sorriso no rosto para cantar o Hino Nacional, como fez à época das Diretas Já – o posto seria tomado por Wanessa Camargo, responsável pelo hino em uma das manifestações anti-Dilma –, mas possivelmente estaria entre os presentes. Além deles, provavelmente estariam na celebração os ex-jogadores Romário (senador que já manifestou seu voto pelo "sim") e Ronaldo (apoiador forte de Aécio Neves na campanha de 2014), o cineasta Bruno Barreto, o ator Stênio Garcia e a atriz Regina Duarte, que já teve medo de Lula e agora quer a saída de Dilma.
A FAVOR DO IMPEACHMENT
APRESENTAÇÕES
Marcelo Madureira, humorista
Colunista da revista Veja, o humorista ex-Casseta e Planeta sistematicamente ataca o governo Dilma e faz piada com o PT, com Lula e com seus apoiadores.
Frase: "Que povo do mundo iria tolerar uma Dilma presidenta? Um cafajeste como o Lula (quase) ministro de Estado?"
Danilo Gentili
Uma das vozes mais fortes contra o governo, o humorista constantemente usa seu programa e suas contas nas redes sociais para bater em Dilma e promover o impeachment.
Frase: "Quem tava na Av. Paulista agora viu o Stand-Up do Impeachment. E quer saber? Foi demais! #TchauQuerida".
SHOWS
Roger Moreira, músico
Crítico contumaz do governo, o roqueiro é o líder do Ultraje a Rigor, que trabalha como banda de apoio no talkshow do também oposicionista Danilo Gentili. Tornou-se uma das mais altas vozes contra o governo.
Frase: "Se você não concorda com esse governo que está aí e está cansado de ser enganado e ser roubado por um governo que faz o diabo para estar no poder, no dia 15, vem pra rua".
Lobão, músico
Uma das mais ativas celebridades pró-impeachment, o cantor e compositor carioca costuma soltar o verbo contra a presidente Dilma Rousseff nas redes sociais – e nas manifestações de rua.
Frase: "Só vamos conseguir fincar a bandeirinha da vitória quando o PT estiver de fato fora do poder".
Wanessa Camargo, cantora
A cantora, filha de Zezé di Camargo, tomou o microfone em mãos durante um dos maiores protestos a favor do impeachment e cantou o Hino Nacional.
Fafá de Belém, cantora
A cantora, uma das imagens mais marcantes da campanha pelas Diretas Já, recusou convite para cantar durante os protestos anti-Dilma, mas apoiou a campanha de Aécio Neves e se disse favorável aos gritos de "Fora, Dilma".
Frase: "Se gritam 'Fora, Dilma', é porque é ela quem está à frente do país. Mas poderia ser 'Fora, Collor'; 'Fora, FHC'; 'Fora, Sarney'. O que estamos pedindo é que se acabe com essa barbárie, com a banalização dessa roubalheira. Não podemos aceitar como resposta que a corrupção faz parte dos brasileiros".
REGISTRO DO SHOW PARA A POSTERIDADE
Bruno Barreto, cineasta
O diretor de Última Parada 174 não se pronuncia sobre política com frequência, mas demonstrou "alívio" com a decisão da Câmara de Deputados de aprovar o processo de impeachment contra a presidente.
Frase: "Não acho que seja golpe de maneira alguma. A Dilma está numa situação incontornável, ela é um desastre no governo".
PLATEIA
Elke Maravilha, artista
Reticente quanto a um possível governo do vice-presidente Michel Temer, a modelo, figura marcante da TV brasileira nos anos 1980, confirmou ser favorável ao impedimento da presidente.
Frase: "Sou a favor do Brasil. E tudo o que faz mal ao Brasil eu execro. Esse governo nitidamente faz mal ao Brasil. Por isso, sou a favor do impeachment. Mas não sei se o próximo será bom, não conheço muito a história do Temer. Tomara que não seja ruim".
Gisele Bündchen, modelo
A modelo não se posicionou diretamente a favor do impeachment, mas fez postagens em suas redes sociais a favor do juiz Sergio Moro e publicou uma foto da bandeira do Brasil durante os protestos do início do ano.
Frase: "A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes".
Ronaldo
Apoiador de Aécio Neves na campanha presidencial de 2014, o ex-jogador se manteve crítico ao governo petista após a vitória nas urnas. Foi figura recorrente nos protestos recentes contra a presidente.
Frase: "O povo está cansado de ver roubalheira".
Regina Duarte
Se na primeira eleição presidencial vencida pelo PT, em 2002, a atriz disse ter "medo" de Lula, agora Regina Duarte participa de manifestações contra a presidente Dilma e posiciona-se a favor de seu impedimento.
Frase: "#copacabana #riodejaneiro #brasil #vemprarua AGORA!!!"
Romário
O goleador da Seleção Brasileira e atual senador já declarou voto favorável ao impeachment e é voz firme nas críticas à presidente.
Frase: "Hoje foi um dia histórico para nosso país. A Câmara dos Deputados acabou de aprovar o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Agora o julgamento chegará ao Senado e terei a oportunidade de votar SIM, pelo fim deste governo corrupto"
Stênio Garcia
O ator, que no ano passado ganhou as redes sociais ao ter seus "nudes" vazados, recentemente posicionou-se, ao lado da mulher, a favor do impeachment.
Frase: "Sim! Sim por esperança, um Brasil melhor e sem corrupção. Precisamos voltar a sorrir, acreditar no futuro e num país melhor! Fora Dilma. Chega de corrupção".
Outras celebridades a favor do impeachment:
Roberta Miranda, cantora
Otávio Mesquita, apresentador
Dado Dolabella, ator
Luana Piovani, atriz
Juliana Paes, atriz
Susana Vieira, atriz
CONTRA O IMPEACHMENT
Cada vez mais improvável, a vitória de Dilma no processo de impeachment teria, caso todo esse exercício de imaginação se tornasse real, um show musical com alguns dos maiores nomes da MPB: Caetano Veloso e Chico Buarque já deram declarações públicas de apoio à presidente – o segundo chegou a ir em manifestações a favor de Dilma, inclusive. Além deles, os rappers Emicida e Mano Brown provavelmente topariam subir ao palco para saudar o fracasso do processo de impedimento. A apresentação do evento poderia ficar com Monica Iozzi, que, desde o início do processo, vem se mostrando muito crítica, principalmente ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha, e de Gregorio Duvivier, humorista do Porta dos Fundos e uma das principais vozes a favor da presidente. Nomes como José de Abreu – um dos personagens mais recorrentes no noticiário, devido a agressões feitas e sofridas –, Wagner Moura e Paulo Betti também estariam presentes em uma hipotética celebração à continuidade da petista.
APRESENTAÇÕES
Gregorio Duvivier, humorista
Humorista do grupo Porta dos Fundos e escritor, é um dos maiores defensores públicos do governo da presidente Dilma. Depois de ser muito criticado por um vídeo em que o grupo de humor ironizava as delações premiadas que incriminam membros do PT, foi protagonista de um esquete em que brincava com as acusações de ser bancado pelo partido governista.
Frase: "Não participam da vida do Legislativo, não sabem o que é reforma política e de repente ficam indignados, como se a corrupção tivesse sido inventada ontem".
Monica Iozzi, humorista e atriz
É uma das principais figuras de um vídeo gravado em março, em defesa da presidente. Nas redes sociais, também chama a atenção por criticar políticos como Eduardo Cunha e Michel Temer, figuras centrais do processo de impeachment.
Frase: "O PT errou e muito, mas agora corremos o risco de sermos governados por mafiosos. Deus nos ajude!"
João Vicente de Castro, ator e humorista
Companheiro de Duvivier no Porta dos Fundos, também já se manifestou nas redes sociais de maneira crítica ao processo de impeachment.
Frase: "Uma dúvida: o 'Tchau, Querida' se refere à Dilma ou à democracia?"
SHOWS
Caetano Veloso, músico
Um dos maiores músicos da história do país, havia se mantido neutro até o final de março, quando foi ao programa Altas Horas e comparou as manifestações pró-impeachment às marchas que precederam o golpe militar de 1964.
Frase: "A passeata de domingo não era suficientemente diferente da passeata da Família com Deus pela Liberdade que produziu o golpe de 1964, que ajudou a dar o golpe".
Chico Buarque, músico
Um dos maiores alvos da oposição, o músico passou a comparecer em passeatas a favor do governo depois do fortalecimento do processo de impeachment.
Frase: "De novo, não. Não vai ter golpe".
Mano Brown, músico
Líder do grupo de rap Racionais MC's, o músico considera o processo de impeachment uma sabotagem ao governo, feito por gente que "não está contente com as divisões que foram feitas após o governo Lula".
Frase: "Quem defende o impeachment não está preocupado com o país".
REGISTRO DO SHOW PARA A POSTERIDADE
Jorge Furtado, cineasta
Frase: "Eu votei oito vezes no Lula, quatro vezes na Dilma e nunca me arrependi das pessoas nas quais eu votei".
PLATEIA
Casagrande, ex-jogador e comentarista
Frase: "Eu não concordo com isso que está acontecendo, eu sou contra o golpe".
Paulo Betti, ator
Um dos defensores históricos do PT e da presidente Dilma. Manifesta-se regularmente contrário ao processo do impeachment, tendo gravado um vídeo ao lado de outras celebridades em favor do governo petista.
Frase: "Vivemos uma situação surreal em que o Congresso, comandado pelo maior escroque do país, quer retirar o poder legal de uma presidente honesta".
Marina Person, cineasta e apresentadora
Também participou do vídeo "em defesa da democracia", promovido pelo grupo Teatro Poeira, administrado pelas atrizes Marieta Severo e Andréa Beltrão. Apesar de contrária ao processo de impeachment, mostra-se crítica ao governo da presidente Dilma Rousseff.
Frase: "Eu tenho muitas críticas ao governo Dilma, mas eu acho que ela tem o direito de terminar o seu mandato, porque ela foi eleita democraticamente. Não tem nada que faça com que ela seja impedida neste momento".
Tonico Pereira, ator
Participou de um vídeo "em defesa da democracia" e defende regularmente a presidente Dilma Rousseff em entrevistas e postagens.
Frase: "Não sejam enganados. Isso que está para vir, ou que querem fazer vir, não é o nosso futuro, não pode ser o nosso futuro".
José de Abreu, ator
Virou notícia ao cuspir em um casal que o agrediu verbalmente em um restaurante, por conta de seu apoio recorrente ao governo de Dilma.
Frase: "O Cunha é ladrão, gente. O Cunha não pode impichar a Dilma!"
Wagner Moura, ator
Escreveu um artigo intitulado "Pela legalidade", em que garante que não concorda em muitos fatores com o atual governo, mas denuncia um "golpe clássico" da oposição.
Frase: "O que está em andamento no Brasil hoje, no entanto, é uma tentativa revanchista de antecipar 2018 e derrubar na marra, via Judiciário politizado, um governo eleito por 54 milhões de votos. Um golpe clássico".
Outras celebridades contra o impeachment:
Leticia Sabatella, atriz
Camila Pitanga, atriz
Fernando Morais, escritor e jornalista
Xico Sá, jornalista e apresentador
Emicida, músico
Tico Santa Cruz, músico