Apesar da crise e do momento político delicado que o Brasil passa, o Dia das Mães continua sendo a segunda data mais rentável para o comércio local, perdendo apenas para o Natal.
O frio dos últimos dias tem melhorado as vendas nas lojas do segmento de vestuário e de calçados. O “Diário” fez uma pesquisa em lojas da área central e nos shoppings da cidade e apresenta cem opções de presentes entre R$ 9,80 e R$ 100.
Já sabe onde levar a sua mãe para almoçar no domingo?
– A crise nunca vai atrapalhar um filho de dar um presente para uma mãe – afirma o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Santa Maria (Sindilojas), Ademir da Costa.
Para turbinar as vendas na semana que antecede o Dia das Mães e para oportunizar que os trabalhadores também possam fazer suas compras, o Sindilojas sugeriu que as lojas de rua fechem às 20h, até sexta-feira, e às 18h, no sábado.
– Cerca de 80% dos consumidores também trabalham em horário comercial, e o horário estendido dá a oportunidade dessas pessoas conseguirem fazer suas compras em lojas de rua que, geralmente, têm preços e ofertas diferenciadas – explica Costa.
O presidente da entidade ressalta que o Sindilojas não obriga os lojistas a acatarem o horário, mas faz o convite apresentando estas justificativas para aquecer as vendas.
Números iguais a 2015
A expectativa do Sindilojas é que os estabelecimentos atinjam, pelo menos, o mesmo resultado de vendas do ano passado. De acordo com a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Maria (CDL), Marli Rigo, as vendas já melhoraram em função da queda de temperatura.
Concurso do Diário vai presentear uma mãe com uma serenata
– O frio mobiliza o consumo, de forma geral. O movimento já está muito bom e deve aumentar até o fim de semana. Já recuperamos as vendas de abril e entramos em maio de forma excelente – afirma Marli, em nome da entidade e como empresária.
Segundo ela, além de investimento em mídia e no horário diferenciado, o CDL em parceria com o Sindilojas organizou estratégias diferenciadas para atrair o público, como produzir eventos musicais na rua, no final da tarde.
– Isso atrai as pessoas, gera movimento e é uma forma simpática de incentivar o consumo – acredita Marli.