Policiais do 2º Batalhão de Operações Especiais (BOE) da Brigada Militar de Santa Maria apreenderam, na tarde desta terça-feira, quatro armas, pelo menos duas de calibres de uso restrito. As armas são uma espingarda calibre 12, um revólver calibre 32, um revólver calibre 44 e uma pistola 9mm, as duas últimas de uso restrito da polícia e das Forças Armadas, respectivamente. Elas estavam enterradas próximo a um chiqueiro, nos fundos de uma residência na localidade de Passo da Ferreira, no distrito de Boca do Monte, na região oeste de Santa Maria.
O BOE chegou ao local após receber uma denúncia anônima de que haveria armas em uma residência. Ao chegar ao local, por volta das 15h30min, uma jovem de 21 anos liberou a entrada dos policiais na residência. Após vistoriar a casa, na parte dos fundos, já em um local considerado como área rural, as armas foram encontradas enterradas.
Conforme a Brigada Militar, possivelmente as armas estavam sendo alugadas para a prática de crimes e podem ter envolvimento em alguns roubos e homicídios. Além do armamento, também foram encontrados um carregador e 45 munições de pistola calibre 380, 14 de calibre 12, 62 de 9mm, uma do calibre 44, cinco munições de 38 e uma balança de precisão.
Como as armas estavam enterradas em um lugar distante da casa, no qual várias pessoas poderiam ter acesso, a jovem não foi presa, mas, sim, referida como testemunha.