As gestantes podem realizar de graça neste sábado, dia 7 de maio, o ecocardiograma fetal e receber orientações psicológicas e nutricionais. O serviço é promovido pelo Instituto de Cardiologia de Porto Alegre, em mais uma edição do Dia F - Dia do Coração Fetal. É voltado para gestantes a partir do quinto mês de gravidez.
O evento ocorre das 8h às 18h, na sede da instituição. Sob a coordenação do Dr. Paulo Zielinsky, uma equipe multidisciplinar realizará os exames de ecocardiografia fetal e dará dicas e instruções às gestantes para proteger o coração do bebê, incluindo orientações nutricionais e psicológicas.
Os casos que apresentarem alterações serão encaminhados para acompanhamento contínuo da Unidade de Cardiologia Fetal do hospital.
O ecocardiograma fetal é recomendado não apenas para as gestantes com fatores de risco (diabete materna, álcool, drogas na gestação, tabagismo e presença de outras anormalidades no feto).
Leia mais
Como fica o tesão durante a gravidez
Pesquisa aponta que uma em cada quatro mães tem depressão pós-parto no Brasil
Segundo o Dr. Zielinsky, 90% de todas as anormalidades cardíacas ocorrem em gestações sem fatores de risco. As principais anormalidades são as cardiopatias congênitas e alterações do músculo e do ritmo cardíaco.
Uma novidade para este ano é a chamada para as gestantes que quiserem participar de um estudo da ação de antioxidantes sobre o coração fetal, que terão atendimento prioritário. Elas devem se inscrever previamente pelo telefone 9352-8731. A pesquisa, desenvolvida pela equipe do Dr. Paulo Zielinsky analisa os efeitos no coração do feto do consumo de flavonóides durante a gestação.