A presidente afastada Dilma Rousseff chegou ao Estado na noite desta sexta-feira. Ela irá passar o final de semana ao lado da filha, dos dois netos e também deve visitar o ex-marido e conselheiro Carlos Araújo. Há também a expectativa de que ela possa ficar no Rio Grande do Sul até a terça-feira.
Esta é a primeira vinda da petista a Porto Alegre desde que o processo de impeachment foi admitido no Senado. Até então, ela havia permanecido no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República.
Leia mais
Dilma diz em entrevista à imprensa estrangeira que acredita em sua defesa
Foto de Dilma será preservada nos estabelecimentos federais, diz Padilha
BM usa bombas para dispersar ato contra Temer e Cunha na Capital
Dilma desembarcou por volta das 21h30min na Base Aérea de Canoas e foi para sua casa, na zona sul da Capital. Na chegada à residência, por volta das 22h, a presidente afastada foi vista desembarcando com várias malas e quadros. Inicialmente, ela chegaria ao Estado no final da tarde, e um grupo de apoiadores estava se programando para recepcioná-la no Aeroporto Salgado Filho. Porém, a viagem foi atrasada porque a petista estava concedendo entrevista à imprensa internacional.
Aos jornalistas, Dilma disse que acredita na sua defesa e voltou a afirmar que o processo de impeachment é um golpe.
– Esse processo não tem base legal. É um golpe – afirmou Dilma. – É um mecanismo político pelo qual pessoas que não foram eleitas chegam ao poder.
No final de semana passado, Dilma também esteve na Capital, onde recebeu uma homenagem, no domingo de Dia das Mães, de cerca de 50 pessoas. O grupo estava em frente à sua casa, na zona sul de Porto Alegre, e por aproximadamente 10 minutos a petista foi até a calçada para receber flores e abraçar os participantes do ato.
Direitos
Enquanto estiver afastada da Presidência da República, Dilma continuará recebendo o salário de R$ 27.841,20, tendo direito a usar o Palácio do Alvorada, segurança pessoal, assistência saúde, transporte oficial (com avião e helicóptero da FAB e os carros oficiais) e equipe a serviço de seu gabinete pessoal. Os direitos da presidente afastada foram definidos e anunciados pelo presidente do Senado, Renan Calheiros.