Uma van escolar foi apreendida durante uma fiscalização de trânsito da prefeitura na tarde desta quinta-feira em Santa Maria.
Tarifa aumenta R$ 0,40, a partir de segunda-feira, em Santa Maria
Segundo informações de um fiscal, após uma denúncia anônima, uma Kia besta, com placas de Santa Maria, foi abordada na Rua João Franciscatto, no bairro São José, região leste da cidade, por volta das 18h. O veículo estava com licenciamento vencido desde 2013 e transportava 16 passageiros, sendo que a capacidade máxima permitida é de 12.
A van também não apresentava caracterização, como adesivos e logotipos escolares, e não tinha autorização da prefeitura e do Detran para realizar esse tipo de serviço. Além disso, o motorista estaria com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida.
Leia outras notícias de Geral e Polícia
Até as 18h30min, agentes do Departamento Municipal de Trânsito (DMT) da Secretaria de Mobilidade Urbana estavam no local aguardando o guincho para o recolhimento do veículo. Ao motorista, foram aplicadas duas multas por infringir o Código de Trânsito Brasileiro: uma por trafegar com veículo não licenciado e outra por estar com a CNH vencida. Já o dono da van deve receber uma multa municipal de cerca de R$ 4 mil por transporte clandestino de passageiros.
A diretora da escola onde as crianças estudam se responsabilizou por ligar aos pais delas para que fossem buscá-las.
As identidades do motorista e do proprietário não foram informadas.