O edital para convocação de policiais militares (PMs) que serão cedidos ao Rio de Janeiro durante a Olimpíada prevê que os sargentos e soldados tenham uma experiência mínima de cinco anos em atividades operacionais, não estando afastados há mais de um ano da função. O documento também detalha que o resultado final com os 82 selecionados será divulgado nesta quinta-feira. As informações são da Rádio Gaúcha.
As exigências disponíveis no edital contrariam a afirmação do governador José Ivo Sartori, em entrevista ao Gaúcha Atualidade na manhã desta terça-feira, que garantiu que a prioridade será ceder PMs que atuam na esfera administrativa.
– Não existe essa possibilidade de não ceder. Eles pediram em torno de 500 policiais e estamos dispostos a ajudar, mas não nessa condições. E não serão enviados aqueles que trabalham na rua – afirmou Sartori.
Leia mais
"Estamos dispostos a ajudar", diz Sartori sobre cedência de PMs
RS obtém liminar no STF que reduz parcela da dívida com a União
Entre as exigências solicitadas para qualificação à função, conforme o edital, está "possuir, no mínimo, 05 (cinco) anos de experiência profissional na atividade operacional, não devendo estar afastado desta há mais de um ano; bem como não ter sido afastado no último ano, por motivos de saúde, por período superior a 30 (trinta) dias consecutivos ou não".
O edital é de convocação de soldados e sargentos e está disponível no site da Brigada Militar.