O governador José Ivo Sartori decidiu nesta segunda-feira que a Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos será comandada pela primeira-dama Maria Helena Sartori. O anúncio foi feito durante cerimônia de abertura da FenaSoja, no Palácio Piratini. As informações são do blog Cenário Político, da Rádio Gaúcha.
Maria Helena, que já possui status de Secretária de Estado, vai acumular o posto de titular da Justiça após a saída de Cesar Faccioli. Ele foi exonerado do cargo nesta segunda-feira, após entendimento do STF de que integrantes do Ministério Público não podem ocupar cargos no Poder Executivo.
Leia mais
Secretário de Justiça e Direitos Humanos é exonerado do cargo
Fazenda confirma que Sartori fará decreto com cortes no orçamento
Atualmente, Maria Helena Sartori já é Secretária-Extraordinária do Gabinete de Políticas Sociais, licenciada da Assembleia, e abre mão de metade do salário que cabe a um secretário de Estado.
Remuneração
A primeira-dama, que foi nomeada como secretária de Políticas Sociais em fevereiro do ano passado, recebe menos que todos os outros secretários. Como se divide entre as atividades de secretária e de primeira-dama, Maria Helena decidiu abrir mão de 50% do salário de R$ 18,9 mil, pagos aos demais integrantes do secretariado. O Piratini ainda não divulgou se ela seguirá com os vencimentos reduzidos.