A princesa Sofia da Suécia, esposa de Carl Philip, quarto na ordem de sucessão ao trono do reino escandinavo, deu à luz um menino, nesta terça-feira, em Estocolmo, anunciou o Palácio.
"A princesa Sofia deu à luz a um menino em bom estado de saúde no dia 19 de abril, às 18H35 (13H25 Brasília), no hospital de Danderyd", comuna luxuosa da capital sueca, segundo um comunicado da casa real.
"A mãe e o bebê estão em bom estado de saúde", completou o comunicado.
"Para minha esposa e para mim, é um grande dia cheio de emoções", disse o príncipe em coletiva de imprensa. O recém nascido é o primeiro filho do casal.
Plebeia, Sofia Hellqvist, de 31 anos, havia posado de topless com uma jiboia para uma revista masculina, imagens que os meios de comunicação não hesitaram em divulgar quando o casal noivou em junho de 2014.
Sofia Hellqvits havia conhecido sua hora de fama em 2005, participando do programa de reality show "Paradise Hotel".
Carl Philip, duque de Varmland, de 36 anos, é o segundo filho do rei Carl XVI Gustaf e da rainha Silvia. É o quarto na linha de sucessão ao trono depois de sua irmã mais velha, a princesa-herdeira Victoria e de seus dois descendentes, uma menina e um menino.
O passado da princesa Sofia, que é popular entre os suecos, não causou maiores controvérsias no país.
Em 2005, se mudou para Nova York, onde estudou contabilidade. Foi professora de ioga e garçonete, antes de voltar à Suécia.
Depois dirigiu uma ONG para crianças pobres na África do Sul, que ela fundou em 2010 após trabalhar em vários países africanos.
Abandonou seu trabalho para se concentrar no papel de princesa, depois de seu casamento com Carl Philip, em junho de 2015.
* AFP