O ex-aluno que ameaçou o professor de Jornalismo da PUCRS Cláudio Mércio no Facebook terça-feira utilizou a mesma rede social para pedir desculpas ao docente. "Venho por meio desta mensagem, não querendo fugir de qualquer responsabilidade, mas me desculpar pelo meu ato detestável que fiz contra o senhor" diz o rapaz. Em seguida, ele acrescenta: "Jamais cometi nem cometeria algo físico contra ninguém em toda a minha vida. Não esperando o perdão mas apenas lhe peço desculpas".
Mércio foi alvo de ameaça após postar no Facebook uma imagem criticando o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-SP). A imagem contém uma foto do político e os dizeres: "Peço a gentileza, se você apoia este homem, solicito que me exclua do seu círculo de amigos. Sem ressentimentos, sem mágoas. Apoiá-lo para mim é apoiar: a homofobia, a misoginia, a xenofobia".
Leia mais
Barraco entre Jean Wyllys e Bolsonaro invade redes sociais e desfaz amizades
Renan planeja votar impeachment em 17 de maio
A primeira agressão veio pelos comentários, nos quais o rapaz disse: "Já tá excluído, professorzinho de m**** da Famecos, seu nada". Depois, o ex-aluno de Jornalismo ameaçou seu antigo professor pelo Messenger, o bate-papo do Facebook: "Professorzinho de m****", "te cuida seu comunistinha" e "tenha olhos nas costas" foram algumas das ofensas direcionadas a ele e a sua esposa e filha.
O professor, antes mesmo das desculpas, havia considerado "desproporcional" a atitude do ex-aluno e disse, na última terça-feira, que estava avaliando quais medidas tomaria. Após o pedido de desculpas, Mércio se posicionou na rede social: "Vou perdoar o ex-aluno (abandonou a faculdade) que me ameaçou por palavras. Sou professor e, como tal, não poderia fazer diferente. Ele pediu desculpas e levo em conta, então, a famosa 'segunda chance'. A família também fez contato comigo. Gostaria de deixar claro que a família não pediu que eu não o processasse. Há consciência do erro", é parte do texto publicado nesta quarta-feira.
À reportagem, o professor disse acreditar que o rapaz teve um surto:
– Se a gente analisar o que ele escreveu, dá pra ver que engole a metade das letras. Parece que ele teve um surto. Está desculpado – comentou Mércio.