A Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Antônio Xavier da Rocha, de Santa Maria, suspendeu as aulas nesta segunda-feira após ter sido alvo de criminosos. Essa é a terceira vez que escola é assaltada.
Leia outras notícias de Polícia
Conforme a Polícia Civil, os bandidos invadiram a instituição, que fica na Rua Marechal Deodoro, no bairro Itararé, por um portão dos fundos. Eles serraram as grades de janelas de diversas salas e quebraram as aberturas para conseguir acesso. Os ladrões arrombaram armários, vandalizaram materiais escolares e documentos.
Até a manhã desta segunda-feira, foi constatado o furto de uma filmadora avaliada em R$ 3 mil e instrumentos musicais que tinham sido doados à instituição. O prejuízo ainda está sendo contabilizado.
A empresa que faz a segurança notificou a direção por volta da 1h. A suspeita é de que o ataque tenha acontecido pouco tempo antes.
- Eles arrebentaram uns 10 armários procurando alguma coisa. O que eles procuravam, eu não sei. Porque eles entraram na sala de informática, cheia de computadores, na do financeiro, espalharam toda a documentação, estragaram o material escolar, trabalhos de alunos, e levaram só a filmadora e os instrumentos musicais. Foi o que percebemos até agora - relata a diretora Rosicler Knackfuss.
A escola já havia sido atacada no último dia 4 e em 14 de fevereiro. Desde janeiro, a verba mensal destinada para manutenção está atrasada, totalizando mais de R$ 9 mil. O último repasse aconteceu em janeiro, referente ainda a 2015. Além disso, professores da rede estadual enfrentam parcelamento dos salários.
- O sentimento de impotência é o pior de tudo. Tu não tens o que fazer. Não sabes o que vai fazer - desabafa a diretora Rosicler.
A escola atende a 350 alunos. Câmeras de segurança flagraram a ação dos criminosos e já foram entregues à Polícia Civil.
Alunos e professores devem participar de uma manifestação pela segurança em frente à escola. A 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE) foi notificada e deve se posicionar.