No dia em que será votada na Câmara dos Deputados a admissibilidade do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, Porto Alegre sediará atos pró e contra o pedido de afastamento. Os grupos se concentrarão no Parque Moinhos de Vento (Parcão) e na Praça da Matriz, respectivamente, mobilizando simpatizantes para o acompanhamento da votação.
Responsável pelo policiamento da Capital, o tenente-coronel Mário Ikeda afirma que equipes acompanharão os atos, mas que não devem ocorrer conflitos porque os grupos ficarão em locais distantes.
Leia mais
AO VIVO: deputados discursam em nova fase de sessão na Câmara
Ministros vão a feijoada e peixada de deputados para tentar angariar votos
Apesar do atraso, Cunha garante votação de impeachment no domingo
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) também vai monitorar os atos e fazer bloqueios no trânsito conforme houver necessidade. Está previsto o fechamento da Avenida Goethe, no trecho entre a Mostardeiro e a 24 de Outubro, mas a EPTC não divulgou o horário em que o bloqueio será feito, alegando que isso só deve acontecer quando houver grande concentração de pessoas no local. Além disso, a caminhada que sairá do Auditório Araújo Vianna em direção à Praça da Matriz também será acompanhada por agentes da EPTC.
Confira como serão os atos
Pró-impeachment
A partir das 14h deste domingo, no Parcão, dois telões e dois caminhões de som vão transmitir a votação na Câmara. A Avenida Goethe, no trecho entre a Mostardeiro e a 24 de Outubro, será fechada pela EPTC, que vai monitorar a movimentação no local e fará o bloqueio quando houver grande concentração de pessoas.
O evento é organizado pelo grupo La Banda Loka Liberal, que fará shows durante a tarde. Também haverá food trucks e o acampamento montado no Parcão ficará aberto para visitação. Além disso, está previsto um show de fogos no momento em que for proferido o voto número 342, decisivo para admissibilidade do impeachment na Câmara. A orientação da organização é de que as pessoas levem cadeiras para maior conforto.
Contra o impeachment
Para as 10h deste domingo, está programado o Cortejo da Cultura pela Democracia, que terá concentração no Auditório Araújo Vianna e seguirá em direção à Praça da Matriz. A atividade integra a programação organizada pelo movimento Cultura da Democracia, que inclui ainda várias apresentações artísticas na praça. Lá, os manifestantes contrários ao impeachment ficarão concentrados para acompanhar a votação, que será transmitida em telões e caminhões de som instalados entre o Theatro São Pedro e o Palácio da Justiça.
Para o meio-dia, conforme divulgado pela Frente Brasil Popular, será realizado o "Coxinhaço contra o golpe", na Rua Barão do Amazonas, esquina com a Rua João do Rio, no Morro da Conceição. Haverá roda de samba, MCs de funk, bloco carnavalesco e muamba.