A Receita Federal estima que 500 mil gaúchos ainda não enviaram a declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física 2016. O prazo termina às 23h59min desta sexta-feira. Apesar da contagem regressiva, o contribuinte deve fazer tudo com calma.
– É preciso manter a atenção no preenchimento dos dados. Por exemplo, com o teclado do computador. Usar ponto em vez de vírgula ao digitar valores pode causar distorção e levar à retenção na malha fina – alerta o diretor do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon-RS), Célio Levandovski.
Últimas horas
Quem empurrou para os dias finais do prazo precisa, agora, evitar as últimas horas. Segundo a coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Fadergs, professora Laura Domingos, o processo tem tudo para ser simples, mas pode haver complicação.
– Às vezes, o contribuinte baixa o programa da Receita e só preenche e envia semanas depois. Mas pode ter havido atualização. Caso não esteja conseguindo enviar, a primeira coisa é reinstalar e tentar novamente – diz Laura.
Leia mais
Menos da metade dos contribuintes entregou declaração do Imposto de Renda
Imposto de Renda: saiba quais despesas não são dedutíveis
O delegado da Receita Federal em Porto Alegre, Alexandre Rampelotto, diz que o sistema está preparado para a demanda. Segundo ele, a falta de luz ou de sinal de internet podem ser mais perigosas na última hora. E no caso de falta de alguma informação, a dica é enviar de qualquer jeito.
– Mesmo se estiver faltando algum documento, se deve enviar a declaração mesmo assim. Aí, não se perde o prazo. Depois, o contribuinte faz a correção ou complemento. Mas precisa ser nos dias seguintes – alerta Alexandre.