Após duas investidas de assaltantes em menos de 50 dias, a agência Sicredi localizada em São Gotardo, em Flores da Cunha, deixa de operar com o único caixa de atendimento interno a partir da próxima segunda-feira. A decisão ocorreu em uma reunião entre membros do banco e da comunidade na quarta-feira. O objetivo é diminuir a quantia de dinheiro em espécie que entra na agência.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Além de não operar com caixa de atendimento interno, grades e películas blindadas foram colocadas nos vidros. Este ano, 14 agências bancárias foram alvo de roubos com reféns. Dos casos, o Sicredi de São Gotardo foi o único atacado duas vezes. Além da população do bairro (cerca de 2,5 mil pessoas), a agência atende também moradores da Linha 40, Linha 60 e Pedancino, em Caxias.
- Depósitos, transferências, pagamentos, tudo será feito por meio dos caixas eletrônicos ou por meio do espaço web, que vamos inaugurar na segunda. O intuito é evitar a concentração de dinheiro em espécie, que é o que os criminosos procuram. O intuito é diminuir o risco à sociedade e aos colaboradores, diminuindo o medo de novas ações - alerta a gerente Mariela Baldissera.
Além dos caixas eletrônicos, o atendimento aos clientes será feito por meio do espaço web, que vai auxiliar em procedimentos feitos via internet. Saques acima de R$ 2 mil ou pagamento de contas de não associados deverão ser feitos no Sicredi do Centro de Flores da Cunha, distante seis quilômetros.
Em 13 anos, a agência do Centro nunca foi assaltada. Em 10 anos, a de São Gotardo foi alvo de cinco ações, duas explosões de caixas eletrônicos à noite e três assaltos - dois deles em 2016.
Os assaltos de 2016
04/02 - Invasão por três homens armados e encapuzados. Eles renderam o vigilante e fugiram levando dinheiro do cofre e dos caixas eletrônicos, além de duas reféns soltas em seguida, na Linha 60, próximo de São Gotardo. A ação não levou mais de cinco minutos.
22/03 - Três a quatro homens com revólveres e espingardas quebraram o vidro, entraram no banco, renderam funcionários e levaram uma funcionária na fuga, abandonada na Estrada Velha junto de um Citroen roubado em Caxias
Reflexos da insegurança
Após dois assaltos, Sicredi de São Gotardo, em Flores da Cunha, altera atendimento
Banco deixa de operar com caixa de atendimento interno
GZH faz parte do The Trust Project