Mais da metade dos eleitores de Alvorada e Viamão deixaram para fazer na última hora o recadastramento biométrico, que começou há quatro meses e é obrigatório nestas duas cidades já para as próximas eleições.
Em Alvorada, dos 145.254 mil eleitores, somente 63.843 (43%) estão com tudo certo para a próxima eleição, que elegerá vereadores e prefeitos. Em Viamão, dos 170.987 mil eleitores, o percentual é menor: 40%, o que representa 68.651 pessoas em dia. Em média, nestas cidades, estão sendo realizados pouco mais de mil atualizações por dia atualmente.
Leia mais
Leia outras notícias do dia
Em Viamão, militares estão ajudando a organizar as filas para entrega de senhas e a de pessoas que aguardam atendimento. Ainda auxiliam, dentro da central de atendimento, a realizar o recadastro biométrico. Em 8 de janeiro, o Comando Militar do Sul firmou parceria com o Tribunal Regional Eleitoral, para cooperar neste serviço.
Penalidades
O prazo para fazer o recadastramento termina no dia 16 de março, e o atendimento será realizado todos os dias, inclusive nos finais de semana, nestas duas cidades.
Quem não comparecer terá o título eleitoral cancelado e não poderá votar nas próximas eleições. Quem não votar nem justificar ficará sem quitação eleitoral e impedido de obter empréstimos, de tirar passaporte ou identidade, de tomar posse em cargo público, de fazer o CPF e de realizar matrícula em estabelecimento de ensino fiscalizado pelo governo.
Para evitar estes problemas, a subgerente de farmácia Rosângela Rodrigues, 39 anos, garantiu uma ficha em Viamão na tarde de terça. Por volta das 16h, conseguiu agendamento para o dia 9 de março, às 14h.
- Não vim antes porque ouvi dizer que, pela manhã, estavam assaltando as pessoas na fila. Deixei para a última hora e me ralei. Pior que fiquei sabendo que, no Carnaval, estava tudo vazio por aqui - lamentou.
Além de Viamão e Alvorada, outros 324 municípios gaúchos exigem o recadastramento biométrico para a próxima eleição. Porto Alegre não está entre eles. Da Região Metropolitana, apenas Canoas está incluída, mas o prazo para recadastro já encerrou na cidade. O processo deve ser obrigatório em todo o Estado apenas em 2020.