Na semana em que foi inaugurado o primeiro dos quatro módulos da Penitenciária de Canoas, o Presídio Central, em Porto Alegre, bateu recorde de superlotação, em seus 57 anos desde a inauguração, no dia 29 de janeiro de 1959. O número de presos ultrapassou 4,6 mil.
O dado foi postado nas redes sociais pelo juiz da Vara de Execuções Criminais de Porto Alegre Sidinei Brzuska e admitido pela Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).
Leia mais
Operação fecha dois desmanches em Porto Alegre
O recorde em números absolutos, no entanto, ainda é do início de 2011, quando o total de presos chegou a 5,2 mil. Porém, naquela época, havia 2.069 vagas. Ou seja: a lotação estava 151% acima da capacidade. Nesta semana, este percentual chegou a 152%, com os 4,6 mil dividindo 1.824 vagas.
Demolição
Entre os fatores que provocaram o recorde está a demolição do Pavilhão C, que provocou uma queda no número de vagas, em outubro de 2014. A ação ocorreu no final do governo de Tarso Genro e seria o início da desativação do presídio.
Leia mais
Denarc descobre tráfico de drogas dentro da Ceasa em Porto Alegre
Porém, em janeiro passado, o governo de José Ivo Sartori anunciou que a prisão será mantida.
Seiscentos por mês
Ao admitir a informação de que o recorde de lotação do Presídio Central, a Susepe, em nota oficial divulgada na sexta-feira, destacou que a população carcerária cresceu 12% no Estado desde 2014.
Dados do Departamento de Segurança e Execução Penal (Dsep) apontam um aumento de 3,5 mil presos. De acordo com o órgão, no período entre dezembro de 2015 e março de 2016, uma média de 600 presos por mês ingressou no Central.
Canoas I
"O número de prisões têm sido maior do que o número de vagas. Para tanto, estamos investindo em novos estabelecimentos prisionais, como o de Canoas I, inaugurado ainda esta semana, além do Complexo Prisional de Canoas (II, III e IV) que vai oferecer 2.808 vagas. A Susepe busca se readequar à dinâmica da resposta dada pelos órgãos da Segurança Pública na realidade criminal", complementa a nota.
* Diário Gaúcho