Pela terceira vez em 35 anos de carreira como piloto de aviões agrícolas, Sérgio Roberto Mendonça driblou a morte. Por volta das 7h10min desta quarta-feira ele fazia a pulverização de produtos químicos em uma plantação de bananas em Luiz Alves quando se envolveu em um acidente com seu colega de empresa, Edson Lisboa, que também sobrevoava a plantação. Mendonça conseguiu manobrar a aeronave e, mesmo com a hélice quebrada, voltou ao aeroporto e pousou. Edson não teve a mesma sorte e, logo após a batida, caiu no meio do bananal e morreu na hora.
::: Piloto morre em queda de avião agrícola em Luiz Alves
De acordo com Mendonça, os dois aviões trabalhavam em plantações distintas, mas durante uma manobra cruzaram os caminhos.
- Eu nem o vi. Estávamos no mesmo sentido e ele veio por cima, acabou batendo no meu avião e caiu logo em seguida. Foi sorte minha, mesmo com a hélice destruída e caindo consegui chegar e pousar. Se eu volto pra olhar eu teria caído na plantação também - relata o piloto de 60 anos.
Edson Lisboa tinha 52 anos e mais de 20 trabalhando nas plantações. Ele já havia se envolvido em um acidente em 2012, quando precisou fazer um pouso forçado no bananal após o avião perder velocidade.
O responsável técnico pela Banalves Aviação Agrícola, José Salvador, explicou que todos os pilotos são credenciados e as aeronaves regularizadas. O Instituto Geral de Perícias (IGP) de Itajaí deve investigar o acidente.