Dois aviões agrícolas colidiram na manhã desta quarta-feira no município de Luiz Alves, no Vale do Itajaí. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros de Luiz Alves, um dos pilotos morreu no acidente.
Os dois aviões eram da empresa Banalves e faziam a pulverização de produtos químicos na plantação de banana. O acidente aconteceu por volta das 7h10min, quando durante uma manobra as aeronaves bateram. Um deles perdeu a hélice e acabou caindo, enquanto o outro ficou danificado mas conseguiu voltar para a empresa e pousar. O piloto sobrevivente, Sérgio Roberto Mendonça, foi quem acionou os bombeiros, que com a ajuda do helicóptero Arcanjo conseguiram localizar o ponto onde a outra aeronave havia caído. Ao chegar no local, na região de Braço Gavião, os bombeiros encontraram o piloto, identificado como Edson Lisboa, de 52 anos, já morto.
::: Piloto sobrevivente conta como aconteceu o acidente
>> Veja o vídeo do momento em que um dos aviões é localizado em meio à plantação de bananas em Luiz Alves:
Bombeiros de Itajaí e Luiz Alves participaram da ação e aguardaram a chegada do Instituto Geral de Perícias (IGP) de Itajaí para a retirada do corpo da vítima. O IGP irá também investigar o acidente e fazer a perícia dos destroços do avião.
O agricultor Jurandir Bornaudo estava a cerca de 100 metros do local em que o avião caiu e ouviu o barulho. Ele relata que estava trabalhando no bananal quando escutou o impacto e viu um avião seguindo voo danificado. Na sequência ele ajudou os bombeiros na busca pela aeronave caída.
Edson Lisboa já havia sofrido um acidente semelhante em 2012. Na época o Santa noticiou que ele precisou fazer um pouso de emergência no meio da plantação enquanto trabalhava. Ele havia saído ileso do acidente, embora a atividade agrícola na região seja considerada extremamente perigosa pela necessidade dos pilotos em sobrevoar com pouca altura e desviar dos morros.
>>> Confira a galeria de fotos do acidente:
Acidente
Piloto morre em queda de avião agrícola em Luiz Alves, no Vale do Itajaí
Duas aeronaves colidiram na manhã desta quarta-feira
GZH faz parte do The Trust Project