Quando o celular toca na madrugada quase sempre é sinal de más notícias. Foi dessa forma que a coordenadora pedagógica da escolas infantis Aldeia SOS em Santa Maria, Marcli Bittencourt, foi acordada na madrugada desta quarta-feira. Do outro lado da linha davam a informação de que a Escola de Educação Infantil Herman Gmeinner, que fica na Vila Alto da Boa Vista, no bairro Nova Santa Marta, na região oeste da cidade, fora arrombada e quase tudo que havia dentro foi furtado.
Leia mais notícias de Polícia e Geral
Conforme Marcli, vizinhos da instituição perceberam uma movimentação no local por volta das 3h. Tão logo notaram o entra e sai de pessoas na escola, chamaram a Brigada Militar. Os ladrões só não levaram tudo por que perceberam a aproximação da polícia. Para entrar no local, os arrombadores serraram uma grande de uma das janelas da cozinha.
Foram levados diversos equipamentos novos, que haviam chegado na sexta-feira, como batedeira industrial, espremedores de frutas, cafeteira, liquidificador, microondas, um bujão de hás, diversos quilos de carne bovina, de frango e de peixe, leite, pães até com as formas, talheres e até panelas.
- É uma tristeza imensa, os funcionários iam chegando e ficavam estado de choque, estava todo mundo chorando. É uma situação muito difícil ter a sua casa invadida, porque a escola é a nossa casa, entramos aqui de manhã e só saímos quase de noite. Estávamos felizes que íamos começar o ano com as coisas novas, que iam facilitar o trabalho na cozinha - lamenta Marcli.
Com o fato, as 50 crianças, de 2 a 4 anos, que são atendidas nos local ficaram sem aulas durante o resto da semana. A previsão é fazer uma reunião com os pais dos alunos na sexta-feira pela manhã para recomeçar as aulas na segunda-feira.
Há quatro anos a escola recebe investimentos da prefeitura por meio de um convênio. No entanto, de 2007 até 2012 a escola se sustentava apenas com doações. E a solidariedade vai ser fundamental para a retomada das atividades. Quem puder doar, alimentos, eletrodomésticos ou algum valor em dinheiro deve entrar em contato pelos telefones (55) 3211-4824 ou (55) 3211-3399.
O caso foi registrado na Polícia Civil e será investigado.
Criminalidade
Ladrões fazem a limpa em creche e 50 crianças carentes ficam sem aulas em Santa Maria
Escola na ONG Aldeia SOS teve equipamentos novos e até alimentos furtados
Naion Curcino
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project