Um homem foi preso conduzindo uma motocicleta sob efeito de álcool e sem habilitação na BR-242, no município de Seabra, na Chapada Diamantina, na Bahia. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o condutor de 29 anos é deficiente visual – tem apenas 20% em um dos olhos e não enxerga nada com o outro.
Segundo os agentes, ao ser abordado, ele apresentou como documento a carteirinha de aposentado por invalidez do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), por conta da deficiência. O grau de visão impede que ele tenha habilitação para dirigir. O jovem relatou à PRF que perdeu quase toda a visão após ser atingido por um tiro acidental de espingarda.
Durante a abordagem, ocorrida na tarde da última sexta-feira, os policiais perceberam que o condutor apresentava sinais visíveis de embriaguez. Após a realização do teste de etilômetro, foi constatado o valor de 0,42 miligramas de álcool por litro de ar expelido dos pulmões – quantidade prevista por lei (acima de 0,29mm) que leva o motorista à prisão.
O jovem foi detido e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Seabra, onde responderá pelos crimes de embriaguez ao volante e dirigir sem habilitação gerando perigo de dano, segundo informações da PRF.