Cerca de 19 mil estudantes de 77 escolas municipais de Santa Maria estão sem aulas nesta terça-feira (15). A paralisação convocada pelo Sindicato dos Professores de Santa Maria (Sinprosm) estende-se até quinta-feira, conforme informações da Rádio Gaúcha SM.
Professores municipais e estaduais paralisam até quinta-feira
A categoria reivindica reajuste salarial de 18,24%, para, segundo o sindicato, atingir o piso nacional do magistério. Além disso, os professores querem plano de saúde compatível com a renda dos municipários, mais investimento nas escolas, o cumprimento, por parte da Secretaria de Município de Educação, de horas para o planejamento conforme determina a lei e a realização das reuniões pedagógicas integrando a carga horária do professor.
Leia outras notícias de Educação
Conforme a professora Doroteia Marques, coordenadora da escola Dom Luiz Victor Sartori (Rua Tamanday, bairro Nonoai), a instituição vai estar aberta, mas somente com o setor administrativo operando. Segundo a direção, professores devem estar no local, mas somente aqueles que estão em estágio probatório, conforme informou a direção. A escola tem cerca de 200 alunos, trabalha em três turnos e conta com cerca de 25 professores, sendo que, desses, seis estão em estágio probatório.
Rede estadual também adere à paralisação
Conforme a coordenadora do 2º Núcleo do Centro dos Professores Estaduais do Estado do Rio Grande do Sul (Cpers), Sandra Regio, os professores da rede de ensino estadual também devem aderir à paralisação de três dias. Um ato deve ser realizado durante a manhã desta terça-feira no largo da locomotiva, na Avenida Presidente Vargas. A categoria deve se mobilizar até a sede da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE), que fica na mesma avenida.
Em Santa Maria, há 41 escolas da rede de ensino estadual. Na área da 8ª CRE, que abrange 22 municípios mais Santa Maria, há 108 no total. Ainda não há informação sobre quais estão paralisadas e quantos alunos são afetados.
Os pais e responsáveis de alunos são orientados pelo sindicato a entrar em contato com as instituições de ensino para tomar conhecimento sobre o regime de aulas.
Cronograma de atos de professores da rede de ensino municipal
Terça-feira: atividade às 14h na Saldanha Marinho, que se estende pela tarde até as 18h
Quarta-feira: aula pública, na Saldanha Marinho, a partir das 13h30min
Quinta-feira: mobilização começa às 14h, na Praça Saldanha Marinho, e está prevista uma caminhada em direção à Câmara de Vereadores, onde será entregue aos parlamentares uma carta aberta com as reivindicações do magistério