Um lutador imobilizou um fugitivo na tarde de quarta-feira, na cidade de Joinville, no Norte de Santa Catarina. O caso ganhou repercussão depois que as imagens gravadas por uma câmera de celular foram compartilhadas nas redes sociais.
Publicado por Luis Augusto em Quarta, 24 de fevereiro de 2016
Dois vídeos mostram o momento em que o lutador e professor de artes marciais Peronnio Leite conduz o suspeito pela até uma viatura da Polícia Militar.
As imagens mostram que o fugitivo já não oferece grande resistência por estar submetido a um "mata-leão" - golpe em que o pescoço do oponente é envolvido pelo braço - e depois é completamente imobilizado no chão.
Leia mais
VÍDEO: mulher aplica golpe de jiu-jitsu no marido para evitar briga em boate
VÍDEO: lutadora aplica golpe de jiu-jitsu em ladrão e ele pede para chamar a polícia
Nas redes sociais, muitos entenderam que Peronnio reagiu quando era assaltado. Mas tanto o lutador quanto a Polícia Militar esclarecem que as circunstâncias foram outras. O atleta diz que havia acabado de sair da academia, após dar uma aula de Muay Thai, quando se deparou com o suspeito em fuga.
- Ele passou correndo na minha frente e, logo atrás, já vinham gritando que ele era ladrão. Foi quando saí atrás para evitar que fugisse - conta.
Questionado se não considera que assumiu um risco ao impedir a fuga por conta própria, o lutador diz que só agiu por ter certeza de que o fugitivo estava desarmado.
- A camisa estava levantada, não tinha nada na cintura e ele corria com as mãos livres. Também viu minha roupa de lutador, não chegou a resistir - reforça.
O compartilhamento das imagens e a repercussão do caso, conta Peronnio, o surpreenderam.
- Eu não fazia ideia disso tudo. Me ligaram à noite dizendo que virou notícia em site internacional - comenta.
Publicado por Luis Augusto em Quarta, 24 de fevereiro de 2016
Ação era monitorada, diz PM
O subcomandante do 17º Batalhão da PM, major Luis André Pena Viana, diz que a tentativa de fuga do homem imobilizado foi o desfecho de um caso monitorado por policiais do núcleo de inteligência do batalhão. Segundo o major, uma equipe monitorava um carro com registro de furto naquela região.
Quando três homens entraram no veículo, os policiais fizeram a abordagem e encontraram resistência.
- Durante essa abordagem, eles avançaram com o carro para cima da guarnição. A guarnição disparou contra o pneu do veículo, que acabou parando. Os três fugiram a pé e a guarnição saiu atrás. Não havia apoio de outras viaturas naquele momento. Os policiais fizeram a detenção de um dos fugitivos, mas um policial acabou se machucando. O cidadão fez a condução do outro fugitivo. O auxílio dele foi nesse sentido - disse o major.
Um terceiro envolvido, conforme a PM, conseguiu fugir, mas foi identificado.
Leia outras notícias do dia
Curta nossa página no Facebook
* A Notícia