Oficialmente, a única confirmação do PT caxiense é de candidatura própria na eleição deste ano. O nome de quem irá liderar a corrida à prefeitura na eleição de outubro só deve ser anunciado em abril, segundo a presidente municipal do partido, Silvana Pirolli. A partir desta terça-feira, o Pioneiro detalha como estão as definições preliminares sobre as principais alternativas políticas para a eleição municipal de outubro. A primeira matéria é sobre o PT.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Até abril, quando deve ser anunciado o nome do candidato ou candidata, o foco do partido é no programa de governo e na estratégia para voltar a governar Caxias do Sul depois de 12 anos.
- É natural que se levantem nomes, já que as pessoas têm uma história - diz Silvana.
Mas, informalmente, dentro do partido, a candidatura do deputado federal Pepe Vargas é dada como certa.
- 100% vai ser ele - afirma o vereador Rodrigo Beltrão, que é integrante da Democracia Socialista (DS), a mesma corrente de Pepe.
Concorrer a prefeito, depois de ter governado o município por oito anos, entre 1997 e 2004, não seria o maior desejo de Pepe, ainda mais em um cenário onde o PT anda tão mal visto pela sociedade. Nos bastidores, fala-se que ele defendia o partido ser vice do PCdoB, mas foi voto vencido.
Para disputar a prefeitura da segunda maior cidade gaúcha, a estratégia do PT deve envolver uma nominata grande e forte na eleição para o Legislativo - todos os melhores quadros deverão estar à disposição. A intenção é garantir o maior número possível de vereadores e ter uma quantidade considerável de pessoas fazendo campanha à majoritária. Fala-se até mesmo nos ex-candidatos a prefeito Marisa Formolo e Marcos Daneluz disputando uma vaga na Câmara - o que dificilmente deve acontecer.
A próxima reunião do diretório do PT, ainda preparatória para a definição de nomes às eleições de outubro, ocorrerá no dia 14 de março.
Eleições 2016
Pepe Vargas deve ser o candidato do PT às eleições municipais de Caxias
A partir desta terça-feira, o Pioneiro detalha como estão as definições preliminares sobre as principais alternativas políticas para a eleição municipal de outubro
GZH faz parte do The Trust Project