Paralisações do transporte coletivo como a realizada nesta segunda-feira podem acontecer novamente nos próximos dias, sem aviso prévio. Foi o que decidiu a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores e Condutores de Veículos Rodoviários de Santa Maria (Sitracover) na tarde desta segunda-feira.
- Por uma questão legal, tivemos de adiar a assembleia geral sobre o estado de greve para a semana que vem. Mas outras manifestações como a de hoje (segunda) vão ocorrer em qualquer hora ou lugar - diz Rogério Santos da Costa, presidente do Sitracover.
Entre 11h30min e 13h30min, dois pontos de bloqueio em corredores de ônibus levaram o sistema de transporte coletivo a uma interrupção quase total. Apenas uma linha não foi prejudicada. Os horários só voltaram ao normal após as 16h, conforme o Consórcio SIM.
O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Setrans) não tinha conhecimento da manifestação e questiona a legalidade do ato:
- Não há base legal para essa paralisação. Nós já avisamos que a inflação será reposta nos salários quando a tarifa for reajustada - afirmou Victor Saccol, diretor que responde interinamente pela entidade.