A maioria dos brasileiros acredita que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenha sido beneficiado por empreiteiras envolvidas na operação Lava-Jato. É o que revela uma pesquisa Datafolha, divulgada neste sábado pela Folha de S. Paulo.
Conforme o levantamento, os entrevistados avaliam que Lula teria obtido favores, como as reformas em um sítio em Atibaia, no interior de São Paulo, e em um apartamento triplex em Guarujá, no litoral paulista.
Segundo o Datafolha, 62% consideram que Lula foi beneficiado pelas obras no triplex, a cargo da empresa OAS. Entre eles, 58% acham que a construtora recebeu vantagens do PT. Em relação ao sítio em Atibaia, 58% acreditam que o ex-presidente tenha sido beneficiado pelas obras na propriedade – sendo que para 55% do entrevistados, os responsáveis pela reforma também teriam recebido vantagens do partido.
Lula, porém, continua sendo o mais citado na consulta sobre o melhor presidente que o Brasil já teve – embora o resultado tenha oscilado de 39%, em novembro de 2015, para 37% na última pesquisa. O segundo mais mencionado por brasileiros foi o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, com 15% das indicações.