Ao menos 28 pessoas morreram e mais de 60 ficaram feridas nesta quarta-feira no centro de Ancara durante um atentado com carro-bomba visando veículos militares, declarou o governador da capital turca, Mehmet Ali Kiliçlar. O ataque era direcionado a um comboio de ônibus do exército perto da praça central de Kizilay, onde estão localizados vários ministérios, o estado maior do exército e o parlamento turco, indicou o governador, citado pela imprensa local.
Os canais de notícias turcos mostraram imagens de um grande incêndio que tomou conta dos veículos militares após a explosão, ouvida a vários quilômetros de distância. A Turquia está em alerta desde uma série de atentados em seu território no verão passado, todos atribuídos pelas autoridades turcas ao grupo jihadista Estado Islâmico (EI).
Leia mais:
Turquia e Arábia Saudita preparam ação na Síria contra o Estado Islâmico
Em janeiro de 2016, explosão em área turística de Istambul deixou 10 mortos
Adolescente é preso por insultar o presidente da Turquia
O mais mortal, em 10 de outubro, matou 103 pessoas em frente à estação ferroviária central de Ancara durante uma manifestação. Em 16 de janeiro, um outro atentado suicida, também atribuído ao EI pelo governo turco, teve como alvo um grupo de turistas alemães no distrito turístico de Sultanahmet, em Istambul, matando dez deles.
Há meses, a Turquia também lida com a retomada do conflito curdo. Violentos confrontos entre as forças de segurança e partidários do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) são registrados diariamente no sudeste do país, de maioria curda.