Foi encerrada, às 18h30min desta quarta-feira, mais uma etapa do delicado processo de reflutuação do Cisne Branco, que afundou durante a tempestade da última sexta-feira em Porto Alegre. Após a chegada de uma segunda balsa ao meio-dia, necessária para garantir que a embarcação não se parta ao meio em função de seu peso, a tarde foi dedicada à realização de amarrações. O trabalho no Cais Mauá será retomado na manhã desta quinta-feira.
Iniciado no sábado, o procedimento para desvirar o barco avançou até deixar metade dele à tona, etapa realizada ainda no final da tarde de terça-feira. Para concluir o giro, entretanto, foi necessário o apoio de uma nova balsa.
Leia mais
Para desvirar Cisne Branco, equipe faz amarrações em segunda balsa
Processo de reflutuação do Cisne Branco será retomado nesta quarta
Conheça a história de leitores de ZH a bordo do barco Cisne Branco
A proprietária do barco, Adriana Hilbig, que acompanha todo o trabalho, se diz ansiosa diante da possibilidade de concluir a reflutuação até o meio-dia da quinta-feira.
– É tudo muito demorado, delicado. O dia vai começar com a continuidade do processo, quando as balsas terão o peso equilibrado para começar a puxar o barco. Eu acredito que a finalização possa acontecer por volta do meio-dia, mas é algo que não dá para prever, porque o Cisne Branco é de 1978 e nunca passamos por algo do tipo.