A aeronave que caiu em Florianópolis na manhã desta segunda-feira é da fabricante francesa Daher-Socata. A empresa desenvolve aeronaves do modelo TBM, assim como o monomotor em que estavam o pecuarista Robson Guimarães e o piloto Marlon Neves.
No site da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o equipamento consta como regularizado. Segundo a consulta, a Inspeção Manual de Manutenção (IAM) tem validade até 1º de junho de 2016. Além disso, o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) vence em 1º de junho de 2021. O documento ainda expõe que a compra efetivo da aeronave ocorreu em 22 de junho de 2015.
No Brasil, a distribuidora oficial do modelo é a Algar Aviation, com sede em Minas Gerais. A aeronave envolvida no acidente desta segunda-feira é um TBM900, que tem apenas 10 exemplares no país. Esse modelo foi lançado pela fabricante em 2014, que destacou a evolução em relação aos monomotores anteriores. O equipamento tem espaço para cinco passageiros e um piloto. Na divulgação do modelo, ele é classificado como o monomotor mais rápido do mundo.
Um dos pontos que evoluiu, de acordo com a fabricante, foi a possibilidade do aumento de velocidade. A quantidade de pista para decolagem também foi reduzida a partir do TBM900. De acordo com o site especializado Aeromagazine A aeronave consome 120 litros de querosene por hora e atinge 31 mil pés, o equivalente a 9 mil metros, em menos de 20 minutos.
O valor de venda deste modelo gira em torno de US$ 3,8 milhões, que convertido ao valor atual do dólar, fica próximo a R$ 15,1 ,milhões. A compra feita por Robson, em julho de 2015, foi registrada no site da Algar.
"A Algar Aviation, distribuidora exclusiva do TBM no Brasil, comemora o sucesso em vendas da aeronave TBM900 da fabricante francesa Daher com a 6ª entrega da aeronave a operar em território nacional. Na última sexta-feira (26/06) o mais novo cliente da aeronave, Sr. Robson Guimarães, esteve em Uberlândia para receber o TBM900 e as felicitações de toda a equipe da Algar Aviation", registrou a empresa.
Veja vídeo promocional da Algar Aviation sobre o TM 900:
Leia mais: