Diante da possibilidade de elevação da tarifa de ônibus na Capital para R$ 3,80, o Bloco de Luta Pelo Transporte Público organiza um novo ato. Na terça-feira, pelo menos 250 pessoas participaram de uma manifestação na área central da cidade, contrária à elevação do preço. O valor final da passagem – que hoje custa R$ 3,25 – ainda não foi oficializado pela prefeitura.
Em assembleia realizada pelo Bloco no final da tarde desta quinta-feira, foi definida a data da nova mobilização. O próximo protesto ocorrerá no dia 29 deste mês, a partir das 17h, com concentração na Praça Montevidéu. Também está prevista uma caminhada.
Leia mais
Manifestantes protestam contra reajuste da tarifa de ônibus pelas ruas
Porto Alegre terá 293 ônibus novos e tarifas serão reajustadas
Novas linhas de ônibus atenderão os bairros Restinga e Lomba do Pinheiro
Até lá, o movimento estará focado em organizar reuniões em escolas e nos bairros, para mobilizar a população.
– Avaliamos que o ato de terça-feira foi uma primeira mobilização, que colocou centenas de pessoas nas ruas e ampliou nosso diálogo com os moradores. Percebemos uma revolta muito grande não apenas com o aumento da passagem, mas com a elevação do custo de vida de um modo geral – afirma o integrante do Bloco e representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFRGS, Matheus Gomes.
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e os quatro consórcios que venceram a licitação do sistema de ônibus esperam iniciar a nova operação de transporte no final de fevereiro, ou, no máximo, na primeira semana de março. No dia em que as mudanças começarem a vigorar, incluindo a substituição de 296 veículos antigos por novos, também passará a valer a nova tarifa, que ainda não foi definida.