A Brigada Militar deu início na noite deste domingo à quarta edição da Operação Avante, em meio à escalada de violência motivada pela disputa por pontos de tráfico de drogas em quatro comunidades de Porto Alegre. Por volta das 22h30min, pelo menos 80 policiais militares, em 18 viaturas, se deslocavam para os bairros Vila Jardim, Bom Jesus e Rubem Berta, além da Vila Cruzeiro do Sul, no bairro Santa Tereza.
De acordo com a BM, a operação tem como foco a abordagem de pedestres, carros e motos suspeitos, com o objetivo de apreender armas e drogas e de localizar foragidos da Justiça.
– Nosso objetivo é inibir roubo de carros, a transporte coletivo e homicídios. Inibindo esses crimes, a gente desmobiliza as organizações criminosas e as enfraquece – afirmou o subcomandante da BM, coronel Andreis Silva Dal'Lago.
Por volta das 0h30min, quando a polícia militar chegou no morro Santa Tereza, na Zona Sul, foi recebida a tiros por traficantes do Buraco Quente.
Leia mais:
Briga entre facções deixa 10 feridos e dois mortos em Porto Alegre
Assalto a loja na Azenha termina com suspeito morto em Porto Alegre
Guerra do tráfico na Zona Leste de Porto Alegre mata um por dia em janeiro
A Polícia Civil também participa da operação, que deve ter prosseguimento nos próximos dias, em diferentes regiões. Além de um helicóptero para apoio aéreo, três viaturas e 15 policiais sob comando do delegado Edilson Paim, titular do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), foram deslocados para a Vila Cruzeiro.
A ação ocorre um dia após traficantes de facções rivais trocarem tiros em dois pontos distintos da Capital, na Vila Cruzeiro do Sul, bairro Santa Tereza, e no bairro Bom Jesus. O confronto entre facções deixou dois mortos que não tinham nenhuma relação com a criminalidade e pelo menos 10 feridos.