A ousadia de ladrões foi registrada na noite do último domingo em Santa Maria. Faltavam 20 minutos para as 22h daquele dia quando três homens estacionaram um carro na faixa exclusiva para ônibus na Rua do Acampamento, no centro da cidade, e furtaram dezenas de metros de fios de eletricidade de um condomínio. Nem mesmo a movimentação constante de pedestres pela calçada onde acontecia a ação constrangeu os criminosos. Veja o vídeo abaixo.
Leia mais notícias de polícia
Um grupo de amigos tomava chimarrão próximo ao local onde aconteceu o furto, na Rua do Acampamento, entre as ruas Pinheiro Machado e José Bonifácio. Eles estranharam quando um carro, possivelmente um Mitsubishi Lancer, parou na faixa exclusiva para o trânsito de ônibus. Logo em seguida dois homens desceram do veículo, mas o motorista ficou. Com o motor e o alerta ligado, eles foram até o porta-malas e tiraram um pneu. Em seguida, um dos homens tira uma espécie de maleta de ferramentas do carro e, depois, um tampão de concreto próximo a um poste, na calçada.
Conforme um dos jovens, a ação durou quase 40 minutos. Nem mesmo as buzinadas dos motoristas de ônibus, que reclamavam do carro estar ocupando a faixa exclusiva, e o trânsito de pedestres, que passavam bem próximos, interrompeu o furto. A dupla aparece puxando os fios, cortando com uma serra e colocando dentro do carro pela janela.
_ O que chamou a atenção foi que todo mundo passava e eles continuam, não davam a mínima. Se a polícia aparecesse lá, eles pelo menos poderiam tentar achar o veículo _ conta um dos jovens.
Os fios não estavam energizados e faziam parte da obra do condomínio Galeria Rio Guaíba, que fica em frente. A reforma já estava concluída há cerca de um mês e a administradora esperava apenas a liberação da concessionária de energia para que ligasse a energia elétrica aos novos fios. Foram 25 metros de fios furtados e outros cortados. Não há possibilidade de fazer remendos, e os fios terão de ser colocados novos. O prejuízo é estimado em R$ 7 mil. A administradora não sabia do furto e registrou ocorrência na Polícia Civil.
A Brigada Militar afirma que não há registros de chamadas para o atendimento dessa ocorrência na Sala de Operações, mas que será feita uma análise mais aprofundada para descobrir o que aconteceu. A Polícia Civil vai investigar o caso.