O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) concluiu, no sábado (9), a obra do desvio ao lado do trecho da BR-158 que foi totalmente bloqueado no último dia 5 deste mês. Fica entre Santana do Livramento e Rosário do Sul. Parte do asfalto cedeu em consequência da chuva que atingiu a região no fim de dezembro de 2015.
Leia outras notícias de trânsito
Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o desvio de 200 metros foi vistoriado ainda no sábado. O trecho na altura do quilômetro 548, agora, está livre para o tráfego, em meia pista. O trabalho foi feito pela empresa Iccila, de Bagé, contratada pelo Dnit para fazer a manutenção.
Como o trânsito está em meia pista, o tráfego de veículos de cada lada é intercaldo.
Sem o desvio, viagem aumentava em mais de 200 quilômetros
Deslizamento de terra na BR-158, entre Rosário do Sul e Santana do Livramento, provou a interdição total do trecho no último dia 5. (Foto: PRF/Divulgação)
Com o trânsito bloqueado no acesso ao município de Santana do Livramento pela BR-158, era necessário viajar em direção a Alegrete pela BR-290 e, após, ir em direção a Quaraí pela RS-377. Depois, seguir até Santana do Livramento pela BR-293. A viagem aumentava em cerca de 220 quilômetros.
Passageiros de ônibus estavam fazendo a pé o trecho da BR-158 quando estava interditado. Eles trocavam de coletivo com quem viajava no sentido contrário. O trecho fica a 24 quilômetros de Santana do Livramento
O Dnit não tem prazo para recuperar a rodovia.