Outro dia, no seu Snapchat, DJ Khaled postou fotos tiradas com o celular da parede forrada de álbuns de ouro e platina e perguntou: "Vocês acham que eles querem que eu conquiste todos esses prêmios?".
E aqui estão algumas outras coisas que, de acordo com ele, ninguém quer que você faça: tome o café da manhã, almoce, emplaque um disco no primeiro lugar das paradas, faça manobras de 360º no jet sky, corte o cabelo, sorria.
Mas DJ Khaled - uma figura do hip-hop que, apesar de meio sem graça, orquestrou alguns dos hits mais emblemáticos da última década - está muito ocupado trilhando o caminho do sucesso para deixar que pessimistas lhe digam o que não deve fazer. Todos os dias, produz filmes combinando conversas inspiradoras, aventuras ousadas e detalhes corriqueiros da vida, uma mistura que, nas últimas semanas, se tornou parte importante da mídia social.
Snapchat ganha adeptos vendendo ideia de privacidade com mensagens que se apagam
Por vezes, há um ajuste tão perfeito entre artista e meio que supera tudo o que já foi visto antes: pense na capacidade de Drake para antecipar e gerar memes, ou nos primórdios da conta de Rihanna no Instagram. Porém, ninguém domina o Snapchat - o canal onde fotos e vídeos ao vivo são postados e lá permanecem por 24 horas - como DJ Khaled, que se tornou uma celebridade da rede social a ponto de superar sua fama musical. (Seu identificador é @djkhaled305.) Sua eficiência e seus seguidores fiéis o transformaram em figura pública transcendental.
Não dá para saber o número exato, mas uma captura da tela dos dados de seu Snapchat sugere que aproximadamente dois milhões de pessoas veem cada um de seus posts.
Seu perfil é uma fonte renovável de positividade intensa, uma conversa motivacional no estilo "escolha sua própria aventura". E faz sucesso no espaço entre o "rir de" e "rir com"; repete infinitamente as mesmas cenas e motivos em um festival de fanfarronice e encorajamento. Suas frases de efeito - "Mais um", "Abençoe", "Não querem que..." - se tornaram língua franca.
Seus seguidores fiéis compilam suas fotos e vídeos para repostar no YouTube e Twitter - onde obviamente também existe uma conta falsa -, um tópico no Reddit que reúne suas declarações, e até mesmo um site, o theydontwantyouto.win, que mostra uma série de seus aforismos apenas com um clique no botão "Outro".
Snapchat tem 6 bilhões de acessos diários
Esse tipo de motivação portátil se tornou a marca registrada de DJ Khaled. No hip-hop, ele funciona como um entusiasta profissional, mas seu Snapchat captura a energia do rádio e a transporta para um ambiente mais pessoal. Quando você está sozinho com seu celular, DJ Khaled aparece para animá-lo.
Em suas histórias, que abrangem seu dia completo em Miami, onde mora, DJ Khaled mostra uma compreensão inata da narrativa e de como deixar sua marca em uma ideia instantaneamente: rega as plantas, as quais chama de seus "anjos"; cumprimenta a estátua do leão no jardim, gritando "Leão!"; ou fazendo a câmara ir descendo pelo corpo até chegar ao tênis, marcando esse momento com um "Outro!".
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"Special cloth" (pano especial) é o termo genérico que usa para descrever algo extravagante ou impressionante. Todos os dias, convida o público a acompanhá-lo no caminho para o sucesso enquanto filma seus pés. (São os pés de celebridade mais conhecidos de todos.)
Outros artistas de hip-hop normalmente usam o Snapchat como ferramenta promocional do modo mais óbvio, ou pelo menos não se sentem muito confortáveis para exibir suas atividades momento a momento, mas DJ Khaled não sofre desse tipo de inibição.
Filma a si mesmo de modo ágil quando está no chuveiro; fez um clipe no qual se besunta todo com manteiga de cacau; posta vídeos da sessão de pedicure e de massagem.
Filmou a si mesmo várias vezes recebendo multas por excesso de velocidade. Em uma tarde recente, fez uma sequência em que estava perdido no mar - extremamente fascinante, além de engraçado.
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Já fez várias registrando a reação de seus fãs ao vê-lo. "Não querem você em iates!", gritam, de seus barcos, enquanto ele navega. Um homem que estava abrindo um pequeno negócio se aproximou de DJ Khaled em uma loja de materiais de construção e lhe disse que sua positividade era uma motivação enorme.
E celebridades muito mais famosas que ele adotaram sua linguagem no Snapchat. Drake, usando gravata borboleta: "Não querem que você tenha um jato. Não querem que você use gravata borboleta". Justin Bieber, sentado em um iate e jogando baralho: "Não querem que você toque Elton John no iate. Vá pescar".
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No entanto, é possível que o momento áureo de DJ Khaled, desvinculado de imperativos comerciais, já tenha passado. No dia 18 de dezembro, cerca de um terço de seus posts incluiu o Cîroc Apple, dando a impressão de merchandising. E, cada vez mais, ele tenta levar seus seguidores para sua loja on-line, inaugurada recentemente, a wethebeststore.com, onde vende camisetas (US$25) e chinelos (US$55) estampados com suas frases características.
Mas isso é apenas a concretização do viral que já está acontecendo. Em todos os Estados Unidos - provavelmente todo o mundo - as pessoas usam as frases de DJ Khaled. Agora, há mais caminhos para o sucesso.