As entidades que reúnem comerciantes de Santa Maria estão mobilizadas para organização de mais um Liquida Santa Maria. Porém, 2016 terá uma promoção diferente, antecipada, mais curta e intensa, conforme a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
Iniciando já na próxima segunda-feira, o Liquida promete oferecer descontos reais naqueles produtos que as empresas querem tirar do estoque, até 13 de fevereiro. Os lojistas têm até esta quarta-feira para confirmar a participação na campanha, junto à CDL. Até a última sexta-feira, eram 38 lojas confirmadas.
- Em um mês de promoção, o consumidor que busca desconto até faz a compra, mas ela é mais morosa, leva tempo. Estamos tentando trazer um pouco mais de ciência, de microeconomia, de comportamento do consumidor. Se são poucos dias, a liquidação é mais efetiva - argumenta o presidente da CDL, Ewerton Falk Brasil.
Tendência de mercado
A decisão de antecipar o início do Liquida Santa Maria para janeiro partiu da observação do mercado, com a constatação de que muitas empresas começaram a dar descontos em produtos de verão já no começo de janeiro. Porém, a campanha institucional não foi antecipada em um mês para preservar o objetivo das liquidações: retirar do estoque os produtos que não servirão na próxima estação.
Mesmo que a maioria das empresas que já estão com descontos tenham começado as promoções em janeiro, há lojas com abatimentos desde novembro, uma prática danosa, conforme o dirigente.
- A ideia busca seguir o mercado mas também tentar interferir no mercado. Temos que resguardar o sentido da promoção. Quem dá desconto por quatro meses acaba até tirando a credibilidade dessa estratégia de vendas - complementa Falk.
O Liquida Santa Maria ocorre de 25 de janeiro a 13 de fevereiro e deve oferecer preços até 70% mais baixos em itens selecionados. Além da divulgação da loja com a identidade visual do Liquida, a CDL orienta que os participantes sinalizem de forma muito clara quais produtos terão descontos.