Quem já está olhando para o céu à espera de uma chuva que alivie o calorão em Santa Maria pode desistir. Até o dia 28 de janeiro, daqui a duas semanas, não há a mínima previsão de chuva, conforme projeção da Somar Meteorologia para a cidade. As temperaturas devem seguir na faixa dos 30 graus até o fim do mês.
As notícias não são nada animadoras para quem tem de passar o verão longe das piscinas ou do ar-condicionado. Se nesta quarta-feira já dá para reclamar do calor, do sol forte e do tempo seco, a previsão é que vai ficar pior já a partir deste fim de semana.
Conforme a meteorologista Fabiene Casamento, da Somar, a previsão é que até o dia 28 de janeiro não haja chuva, nem mesmo nas costumeiras pancadas de verão. Além disso, o vento deve diminuir até parar totalmente. E, como não haverá mais nuvens no céu, o índice ultra-violeta do sol, que nesta quarta já estava no nível 12, considerado extremo, vai subir ainda mais.
- As pessoas têm de se cuidar, evitar ficar no sol nas horas de pico, evitar fazer esforço físico no calor e tomar bastante água. A sensação de conforto térmico também deve piorar a partir do fim de semana, já que a umidade do ar vai diminuir até os 20% - alerta Fabiene.
Nesta quinta-feira, a previsão é que a umidade do ar fique entre 40% e 50%. Na sexta, entre 30% e 40%, e, a partir de sábado, que se concentre na faixa dos 20% a 30% de umidade atmosférica. Conforme a meteorologista, quando as temperaturas estão acima de 30ºC, a sensação de calor aumenta quando a umidade está muito alta, acima de 90%, ou muito baixa, abaixo de 20%. O agravante do ar seco é a dificuldade para respirar, especialmente em quem tem doenças crônicas.
As temperaturas devem permanecer altas. No fim de semana, por exemplo, a máxima deve chegar a 32º C e a 33ºC na segunda-feira. A intensidade do sol também demandará cada vez mais cuidados. O índice UV, que mede a radiação solar e indica o risco de desenvolver câncer de pele, vai permanecer em níveis extremos até o fim do mês. Nesta quinta-feira, deve ficar entre 12 e 13, assim como na sexta-feira. De sábado em diante, deve ficar entre 13 e 14.
- O risco a partir do dia 16 é muito grande - afirma Fabiene.
O alento para o calor deve vir apenas em fevereiro. Na primeira quinzena do mês haverá chuvas esporádicas, mas só após o Carnaval é que a umidade deve subir, com precipitações mais frequentes.