Cerca de 30 pessoas jantavam no restaurante Habib's, no bairro Moinhos de Vento, durante a noite de quinta-feira, quando começaram a perceber que os garçons se movimentavam de forma estranha. Em vez de atender as mesas, eles se direcionaram para o fundo do estabelecimento, orientados por um grupo de pelo menos quatro homens bem-vestidos, que recém haviam entrado no local.
Era uma quadrilha de assaltantes que, em menos de 15 minutos e com pelo menos 15 câmeras de segurança fazendo o registro, passaram de mesa em mesa para roubar os pertences de cada um. Ao término da ação, saíram lentamente pela porta da frente.
Durante todo o período em que ficaram no restaurante, na esquina da Avenida Goethe com a Rua Mostardeiro, nenhum bandido levantou a voz nem fez movimentos bruscos, relatam algumas testemunhas. A ação, que ocorreu por volta das 21h, gerou pânico e desespero entre os clientes e ainda resultou no roubo do cofre do estabelecimento.
Em depoimento à polícia, uma das vítimas afirmou que toda a ação foi realizada de forma organizada. Segundo o relato, pelo menos três homens teriam passado em todas as mesas com mochilas para recolher os pertences dos os clientes, enquanto os demais aguardavam dentro do veículo, estacionado em frente ao restaurante. A seguir, teriam forçado os funcionários do local a levar o cofre do estabelecimento até o carro.
Tempo depois, a Brigada Militar encontrou um cofre abandonado em uma via da zona leste de Porto Alegre. O equipamento havia sido aberto com maçarico e o dinheiro, levado. A polícia ainda não sabe precisar o valor que havia dentro dele.
De acordo com o delegado Abílio Pereira, da 10ª Delegacia de Polícia (DP), que investiga o caso, na noite do assalto somente uma das vítimas registrou a ocorrência na polícia.
Eles aguardam os demais depoimentos de testemunhas e devem verificar as imagens das câmeras de segurança do estabelecimento para tentar identificar os criminosos. Ainda não há suspeitos.
– Além disso, pretendemos ouvir a vítima que teve o carro roubado em janeiro, o mesmo veículo que foi usado no arrastão. Vamos ver se ela consegue reconhecer os ladrões – complementou Pereira.
Outros casos recentes de arrastões em restaurantes em Porto Alegre
O ataque ao Habib's foi, pelo menos, o quinto caso de arrastão em restaurante na Capital nos últimos três meses
1 de novembro de 2015: quatro homens armados fizeram um arrastão no bar Ossip, no bairro Moinhos de Vento, à noite. Eles roubaram 25 clientes e levaram dinheiro do caixa do estabelecimento.
24 de novembro de 2015: três homens assaltaram a loja de fast food Subway, na Rua Riachuelo, no Centro. O bando pegou dinheiro do caixa e celulares dos clientes. Um dos criminosos chegou a dar um tiro dentro do estabelecimento para amedrontar as vítimas.
28 de novembro de 2015: um grupo de três homens rendeu o segurança da pizzaria Pizza Jack, na Rua Henrique Dias, no bairro Bom Fim, e roubou dinheiro do caixa, além de bolsas, celulares e carteiras dos clientes que estavam no local.
20 de janeiro de 2016: criminosos armados assaltaram a pizzaria Pizza Pizza, localizada na Avenida Wenceslau Escobar, no bairro Tristeza. Eles roubaram dinheiro do caixa e pertences de quatro clientes.