Após ter sido encaminhada ao Presídio Regional de Santa Maria, no final da tarde de quinta-feira, Stéphanie de Freitas, 24 anos, suspeita de matar a ex-namorada a facadas no último dia 5 de dezembro em Santa Maria, passou a sua primeira noite em uma cela, acompanhada de outras detentas. É o que afirma um dos advogados de defesa da jovem, Adriano Puerari.
Leia outras notícias de Geral e Polícia
Segundo Puerari, uma das primeiras medidas tomadas pela defesa foi a solicitação de uma cela especial. Contudo, o Presídio Regional de Santa Maria não dispõe de espaços individuais para detentas:
Suspeita de matar ex-namorada a facadas em Santa Maria vai para o Presídio Regional
- Ontem (quinta-feira), o diretor do presídio não estava e acabei conversando com um agente penitenciário, fazendo um pedido informal para que Stéphanie tivesse direito à cela especial por ela ter Ensino Superior completo, mas ele informou que não existe isso aqui em Santa Maria. Hoje, consegui conversar com o Aldenir, diretor do Presídio, e ele confirmou a situação. À tarde, devo conversar novamente para saber o que poderá ser feito - declara o advogado.
"Ela foi fria e calculista", diz pai de jovem morta pela ex-namorada
Ainda de acordo com o advogado, momentos antes de adentrar à cela, Stéphanie estava assustada, preocupada com a sua segurança e integridade física. Eles conversaram por cerca de três minutos. Puerari não soube informar detalhes sobre a cela, bem como o perfil de cada mulher que divide o espaço com a sua cliente, mas reiterou que são detentas menos perigosas. À família de Stéphanie, o advogado ficou responsável de solicitar mudas de roupa, toalhas e material de higiene.
Por recomendação da equipe médica do Hospital Casa de Saúde, a jovem deve seguir com as medicações e com acompanhamento psicológico. Porém, a partir de agora, ela estará sob os cuidados da equipe de saúde do presídio.
Conforme a chefe de segurança da ala feminina do presídio, Márcia Pedroso, Stéphanie divide a cela com outras três mulheres. O espaço dispõe de uma janela que permite a entrada de luz solar, quatro camas e um banheiro comum a todas, com vaso sanitário e chuveiro quente.
Na tarde desta sexta-feira, a jovem terá direito a primeira saída da cela para o banho de sol, das 14h às 16h:
- Está tudo dentro da normalidade e ela está recebendo o mesmo tratamento que damos a qualquer detenta. Refeições, horários, não há diferenciação.
Nos próximos dias, um oficial de justiça deve ir até o presídio para ouvi-la e fazer a citação de Stéphanie. Após esse procedimento, a defesa terá 10 dias para encaminhar uma resposta por escrito à acusação.
49º homicídio
Advogado de suspeita de matar a ex-namorada tentará uma cela especial para a jovem
Stéphanie Freitas, 24 anos, divide cela com outras detentas. Presídio Regional de Santa Maria não dispõe de espaços individuais
Alessandra Noal
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project