O professor de Engenharia de Controle e Automação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Rafael Beltrame, 31 anos, tem um hobbie que rende belos registros da cidade: a fotografia. Na terça-feira, ele divulgou um vídeo, com pouco menos de um minuto e meio, que mostra a movimentação de pessoas em locais conhecidos da universidade, como o Planetário, o arco de entrada, a Reitoria, a pista multiuso, a Biblioteca Central, o Centro de Educação Física e Desportos e o Centro de Artes e Letras.
O vídeo tem formato de time-lapse e utilizou quase 2 mil imagens em sequência para a produção. Rafael explica que as cenas foram registradas após o expediente e durante os finais de semana, entre os dias 22 de novembro e 7 de dezembro. O vídeo já possui mais de 9.800 visualizações no Youtube.
- É uma homenagem à instituição - disse.
Em sua postagem original no perfil do Facebook, o professor explica as motivações para a criação do vídeo:
"Havia imaginado que realizaria o sonho de ingressar como docente acompanhado dos meus familiares. Infelizmente, este momento foi frio e vazio, pois nem eu, nem ninguém naquela sala, estávamos de fato lá. Era o dia 28 de janeiro de 2013, quando saí da UFSM, já empossado, diretamente para encontrar meus familiares no dia mais triste que Santa Maria já viveu. Foi o ambiente cheio de vida da universidade que colaborou para que eu vivesse esta nova rotina e, gradualmente, encontrasse a alegria de ser docente. Como forma de agradecimento a todos que fazem a UFSM, bem como à memória dos tantos jovens que nos deixaram naquele 27 de janeiro, dedico esta amadora time-lapse, que retrata um pouco da vida no campus."
As imagens são belíssimas. Dê preferência ao formato HD 720, assista em tela cheia e aumente o som: