O supermercado Nacional da Rua Astrogildo de Azevedo, no Centro de Santa Maria, está entre as 30 lojas do grupo Walmart que vai fechar as portas entre o Sul e o Nordeste do país. A notícia foi dada aos funcionários na manhã desta segunda-feira.
O clima entre os comerciários da loja era de consternação na tarde desta segunda-feira. Algumas operadoras de caixa estavam com os olhos avermelhados e outros funcionários relataram que era difícil acreditar na notícia que haviam recebido no início do expediente.
Um funcionário contou que, na chegada ao trabalho, pela manhã e à tarde, eles foram avisados de algo que temiam há algum tempo. A unidade, que funciona há 25 anos no centro da cidade, fechará as portas em definitivo a partir das 17h da próxima quarta-feira.
- Trabalho há 25 anos aqui, vou tentar vaga em outro local, mas ainda é difícil acreditar no que aconteceu - relatou um funcionário que preferiu não se identificar.
O colega chegou a brincar, dizendo a uma cliente:
- Hoje não tem nenhuma carne em promoção, nem terá.
Segundo os trabalhadores, a unidade tem pouco mais de 90 funcionários, 30 deles ainda devem trabalhar no desmonte da loja em janeiro e fevereiro. Os demais têm futuro incerto. O motivo, alegado durante a comunicação do fechamento pela empresa, era que há tempos a unidade não fechava metas de vendas.
- Na semana passada, 12 foram demitidos. É uma multinacional e eles não abrem nada para a gente. Não sabemos quantos serão demitidos ou removidos - afirmou o presidente do Sindicado dos Comerciários, Rogério Reis.
O "Diário" entrou em contato com a assessoria de imprensa da Walmart, mas ainda aguarda uma posição oficial da empresa.