A soprano espanhola Montserrat Caballé foi condenada a seis meses de prisão, que não deverá cumprir, e a uma multa de milhares de euros por fraude fiscal depois de fechar um acordo com a justiça.
Um juiz de Barcelona ratificou o acordo alcançado pela diva em 2014 com a promotoria. Em sua sentença, o juiz confirmou ": a suspensão por um prazo de dois anos da execução da pena privativa de libertada imposta", algo habitual na Espanha para as condenações de prisão inferiores a dois anos e contra pessoas sem antecedentes criminais.
Caballé foi uma das sopranos de maior renome mundial nos anos 70 e, em seu auge, gravou junto a Freddie Mercury, do grupo Queen.
Apesar de não anunciar sua aposentadoria, diminuiu muito suas apresentações devido um estado delicado de saúde.
Caballé reconheceu ante a justiça ter fraudado a receita em 508.462,55 euros durante 2010, quando não declarou vários shows realizados no exterior através de uma sociedade de fachada estabelecida em Andorra, um pequeno principado nos Pirineus, entre Espanha e França, e conhecido paraíso fiscal.
Depois de indiciada em 2014, a diva devolveu à receita o dinheiro devido, o que foi considerado um atenuante pela justiça, e no final daquele ano acertou com a promotoria a condenação ratificada nesta terça-feira.
* AFP