A 1° Festa Literária de Rio Grande começa nesta terça (1) e vai até sexta-feira (4). O evento - organizado pela Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e pela prefeitura - abre oficialmente às 19h30, no auditório da Receita Federal, com a palestra do escritor e professor da PUCRS, Luiz Antonio de Assis Brasil, “A escrita criativa na Universidade”.
A Flirg é gratuita e aberta à comunidade. Com a ideia de tornar o evento democrático, o Centro Histórico será aproveitado. Ao lado do Mercado Público, uma estrutura foi montada para receber os visitantes. O espaço é composto por palco de shows e 12 bancas de livreiros – que estarão abertas à tarde e também à noite.
"O Programa de Pós-Graduação em Letras da Furg tinha a intenção de realizar uma Festa Literária em Rio Grande, mas, para não ficar restrito ao meio acadêmico, levamos a ideia à prefeitura, que gostou. É um evento mais amplo, heterogêneo", disse o coordenador do PPGLetras da Furg, Prof. Dr. Mauro Póvoas.
De hoje até o dia 11 de dezembro, o público pode conferir três diferentes exposições na Biblioteca Rio-Grandense: “Vida e obra de Apolinário Porto Alegre”, “Carmen da Silva: uma rio-grandina precursora do feminismo” e “Acervo Heitor Saldanha”. As mostras contam um pouco sobre vida dos escritores, através da exposição de livros, manuscritos, documentos e fotos. Visitações podem ser feitas das 9h às 17h.
Durante a 1° Festa Literária de Rio Grande, nove oficinas diferentes serão oferecidas. Eles abordam temas como a escrita feminina, criação literária, universo dos quadrinhos e literatura afro. Para as crianças, a programação inclui contação de histórias, apresentação teatral, e oficinas com o tema do mar e a cidade de Rio Grande. Confira a programação aqui.
I Prêmio Apolinário Porto Alegre de Literatura
No evento, será lançado o edital do I Prêmio Apolinário Porto Alegre de Literatura, que homenageará o poeta, romancista, dramaturgo, ensaísta e pesquisador rio-grandino. Além de premiação em dinheiro, o vencedor levará para casa o troféu O vaqueano, referência a principal obra do autor homenageado e um dos marcos do regionalismo gaúcho.