Em reunião que durou mais de duas horas no Departamento Municipal de Habitação (Demhab), na tarde desta segunda-feira (7), não houve definição do futuro da Comunidade Bela Vista, que ocupa uma área na zona norte de Porto Alegre.
De acordo com Éverton Braz, diretor-geral do departamento, o Demhab vai realizar um estudo no local que deve durar cerca de 60 dias. O estudo será feito para avaliar as condições do terreno, para saber se será possível a construção de casas no local. Além disso, o departamento começou a cadastrar as famílias no programa de cooperativismo. Além disso, o Demhab iniciou, nesta tarde, o cadastro dos moradores da ocupação, para identificar suas características socioeconômicas.
O advogado e representante da Comunidade Bela Vista afirmou na reunião que vai entrega à juíza responsável pela ação de reintegração de posse a ata do encontro. O objetivo do grupo, segundo o advogado, é de que enquanto estiver sendo realizado o estudo, lideranças da comunidade terão como objetivo a negociação com o proprietário para a compra da área. O grupo também pede que a reintegração de posse, marcada para o dia 15 de dezembro, seja adiada.
O protesto
Manifestantes bloquearam por mais de três horas, das 7h até as 10h30 desta segunda-feira (7), a Avenida Mauá com a Rua da Conceição, em Porto Alegre. Eles também interrompem a saída do Viaduto da Legalidade, na alça de acesso, em direção ao túnel da Conceição. O trânsito só foi liberado após negociação com o secretário municipal de Urbanismo, Valter Nalgestein, que prometeu um encontro na prefeitura.
Dezenas de moradores da comunidade Bela Vista, situada no Bairro Rubem Berta, na zona norte da Capital, protestam contra a reintegração de posse, prevista para o próximo dia 15. A manifestação reúne em torno de 100 pessoas.
O grupo pede mais prazo, ao menos até o dia 16, quando ocorrerá uma audiência pública na Assembleia Legislativa para tratar do tema. Cerca de 350 famílias moram no local. Os bloqueios ocorreram de forma alternada, com liberação de cinco em cinco minutos.